Oscar

China censura a vitória histórica de Chloé Zhao no Oscar

Todas as publicações recentes com o nome da cineasta e a menção a "Nomadland" desapareceram misteriosamente da rede social Weibo, o Twitter chinês

Agência France-Presse
postado em 26/04/2021 15:38
 (crédito: Chris Pizzello / POOL / AFP)
(crédito: Chris Pizzello / POOL / AFP)

Pequim, China - A cineasta Chloé Zhao, nascida em Pequim, venceu no domingo Oscar de melhor filme e melhor direção por "Nomadland", mas seu triunfo não aparece nesta segunda-feira nas redes sociais chinesas.

Zhao se tornou a primeira asiática e segunda mulher a vencer o Oscar na categoria de melhor direção. "Nomadland" é um drama sobre pessoas com poucos recursos que percorrem os Estados Unidos em caminhonetes.

"Nomadland" também rendeu o Oscar de melhor atriz para Frances McDormand.

Mas todas as publicações recentes com o seu nome e a menção a "Nomadland" desapareceram misteriosamente da rede social Weibo, o Twitter chinês, ao meio-dia desta segunda-feira.

A imprensa chinesa mantém o silêncio sobre sua vitória.

Inicialmente aclamada pela imprensa estatal pelo sucesso de seu filme, Zhao virou alvo de ataques de nacionalistas chineses nas redes sociais, que desenterraram entrevistas da diretora em que ela parece criticar o país natal.

Os cinemas chineses também adiaram a estreia do filme.

Chloé Zhao parece ter feito referência aos problemas no discurso em que aceitou o prêmio: "Pensei muito recentemente sobre como seguir adiante quando as coisas se tornam difíceis".

Antes da eliminação das publicações, o Weibo estava repleto na manhã de segunda-feira com mensagens que elogiavam Zhao, enquanto outras denunciavam a censura.

Apesar dos esforços da censura de Pequim, nas ruas da capital chinesa era fácil encontrar pessoas orgulhosas com o triunfo de uma cineasta do país na premiação do cinema americano.

"Ela é o orgulho do povo chinês (...) É muito raro que um chinês receba um Oscar", declarou à AFP Yan Ying, uma engenheira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação