Obituário

Morre aos 46 anos o cineasta Jeorge Pereira, diretor de 'Organismo'

O roteirista deixou sua marca como defensor incansável das políticas públicas para o audiovisual e pautas de acessibilidade do estado

Diário de Pernambuco
postado em 10/05/2021 15:50 / atualizado em 10/05/2021 15:51
 (crédito: Sâmia Emereciano/Divulgação)
(crédito: Sâmia Emereciano/Divulgação)

O roteirista e diretor de cinema Jeorge Pereira faleceu nesse domingo (9), aos 46 anos. A causa da morte foi dada como indefinida. Nascido na Bahia, o cineasta formou sua carreira artística em Pernambuco, deixando a sua marca como defensor incansável das políticas públicas para o audiovisual e pautas de acessibilidade do estado. O enterro será nesta segunda-feira (10), às 14h, no Cemitério de Santo Amaro.

Jeorge lançou seu primeiro longa-metragem, Organismo, em 2019, com produção da Inquieta Cine. Nos últimos anos colaborou em diversos projetos da cena audiovisual pernambucana, como roteirista, diretor e diretor assistente. Atualmente, estava realizado o seu segundo longa-metragem intitulado “ID”.

Antes de investir no audiovisual, trabalhou escrevendo para teatro e produziu um livro de contos intitulado “Letagonia”, publicado pela editora Elógica. Formou-se na primeira turma do curso de Cinema de Animação da Uniaeso, tendo sua trajetória universitária marcada pelo fortalecimento da produção de animação no estado. Integrou a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e participou da articulação da Lei do Audiovisual de Pernambuco, aprovada em 2014.

Em nota, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/Apaeci) lamentou a morte do cineasta. "Neste dia de luto, em meio aos tempos extremamente difíceis que vivemos com a pandemia e com os reiterados ataques feitos contra a cultura brasileira, reverenciamos o legado de criatividade, integridade e coragem que Jeorge nos deixa. Nos solidarizamos com a sua família e suas tantas amizades", disse o comunicado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação