Projeto Cultural

Projeto Latinidades Pretas promove cerimônia da 2ª edição nesta segunda

A nova edição do projeto, iniciado em 2020, celebra a cultura preta, indígena e LGBTQIA+. A web premiação ocorre no formato on-line, no canal oficial do projeto no YouTube

Correio Braziliense
postado em 14/05/2021 07:00
 (crédito: LatinidadesPretas/ Divulgação)
(crédito: LatinidadesPretas/ Divulgação)

O projeto Latinidades Pretas promove a segunda edição em 2021, que prestigia a cultura preta e indígena em toda a América Latina. A web premiação deste ano será focada na comunidade LGBTQIA+ e a cerimônia ocorrerá no formato on-line, com transmissão pelo canal oficial no YouTube, às 20h, em 17 de maio.

Com mais de 700 inscrições para a nova etapa do evento, na próxima segunda-feira (17) serão anunciados os 100 candidatos selecionados. A premiação será conduzida pela apresentadora e podcaster Bielo Pereira e a atriz Tainá Cary, ao lado da comunicadora Naomy Cary. O programa também conta com a presença do multiartista e dragqueen Silvetty Montilla, grande estrela da noite LGBTQIA+ brasileira, assim como a do coletivo AfroBapho, formado por jovens negros LGBTIA+ da periferia de Salvador.

Na parte musical, o evento convida o trio As Baías, formado por Assucena Assucena, Raquel Virgínia e Rafael Acerb. Também embala a trilha sonora da premiação, a Dama do Pagode Alana Sara, trazendo o pagodão baiano. Por fim, a ativista, atriz e slammer Gabriela Grigolom completa a lista de convidados especiais da noite.

O Latinidades Pretas nasceu a partir da parceria entre o Instituto Afrolatinas e o Instituto Feira Preta, diante da emergência econômica resultante da covid-19 em 2020. A primeira edição do projeto foi especial para mulheres negras. Já a segunda edição do projeto direciona o olhar especialmente para artistas negras e indígenas da comunidade LGBTQIA+ em toda a América Latina.

De acordo com a proposta divulgada, o intuito é firmar um compromisso com as vidas, a memória, a história e a proteção do vasto patrimônio cultural imaterial dessa população, assim como gerar renda e dar suporte a empreendedores e empreendedoras em suas trajetórias e negócios dentro da cadeia produtiva da cultura.

Serviço

2ª Edição do Latinidades Pretas - 2021
Por meio do canal oficial do projeto no YouTube. Na próxima segunda-feira (17/5), às 20h. A cerimônia on-line da premiação revela os 100 candidatos selecionados para compor o projeto. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação