Obituário

Morre sambista Nelson Sargento, aos 96 anos

Nelson Sargento estava internado desde 20 de maio. Entre outros clássicos, o mangueirense assinou 'O samba agoniza, mas não morre'. O sambista deixa esposa e nove filhos

Correio Braziliense
postado em 27/05/2021 11:47 / atualizado em 27/05/2021 11:50
Nelson Sargento chegou a tomar a vacina, mas contraiu a covid-19 e não resistiu -  (crédito: Divulgação/Prefeitura do Rio)
Nelson Sargento chegou a tomar a vacina, mas contraiu a covid-19 e não resistiu - (crédito: Divulgação/Prefeitura do Rio)

O sambista Nelson Sargento morreu nesta quinta-feira 927/5), aos 96 anos, no Rio de Janeiro. Presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira e compositor de clássicos do samba, Nelson estava internado desde 20 de maio com covid-19, no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. O sambista havia sido vacinado com as duas doses da vacina contra a doença, mas não resistiu às complicações. Ele deixa esposa e nove filhos.

A confirmação da morte foi dada pelo próprio INCA, em nota divulgada há pouco. "Nelson Mattos deu entrada no hospital, no último dia 20, com quadro de desidratação, anorexia e significativa queda do estado geral. Ao chegar na unidade, foi realizado o teste de covid-19, que apontou positivo", diz a nota. "Apesar de todos os esforços terapêuticos utilizados, o óbito ocorreu às 10h45, dessa sexta-feira (27/5)". 

Nelson Sargento entrou para a galeria de grandes nomes do samba com o disco Sonho de um sambista (1979), em que está o clássico O samba agoniza, mas não morre. Cântico à natureza, parceria com Jamelão e Falso amor sincero são outros sucessos do mestre.

O samba encontrou Nelson muito cedo, ainda na infância passada no Rio de Janeiro. Aos 12 anos. o menino já era querido na Mangueira, escola de samba da qual defendeu as cores até a morte. Nelson era considerado um dos baluartes da agremiação, da qual fazia parte da velha guarda e da ala dos compositores. Em 2019 e 2020, brilhou na avenida, nos enredos Zumbi dos Palmares e José, carpinteiro e pai de Jesus Cristo.

Nos anos 1960 e 1970, Nelson Sargento firmou parcerias importantes, com nomes como Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho e Zé Keti; e foi gravado por vozes como Dona Ivone Lara, Elza Soares e Beth Carvalho.

Em 2005, Nelson Sargento enfrentou um câncer de próstata, tratado no INCA, mesmo hospital onde morreu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação