ARTES PLÁSTICAS

Investigações sobre o mundo contemporâneo por meio de imagens

Até o dia 19 de setembro, é possível conferir o mergulho autoral de Taigo Meireles em reflexões que vão da história da arte até a atual cultura de hiperexposição de imagens

Nahima Maciel
postado em 29/06/2021 06:00 / atualizado em 29/06/2021 06:00
A produção de grande quantidade de imagens é um dos temas investigados pelo pintor -  (crédito: Haruo Mikami/Divulgação)
A produção de grande quantidade de imagens é um dos temas investigados pelo pintor - (crédito: Haruo Mikami/Divulgação)

Taigo Meireles passou os últimos anos trabalhando em um projeto no qual investiga técnicas de pintura e linguagens. Isolado num sítio próximo a Ceilândia, onde construiu um ateliê, o pintor se concentrou na produção de mais de 40 obras do projeto Écran. É desse conjunto que sai Imago, exposição com 34 pinturas em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a partir de hoje. “Com essa coisa de morar no sítio eu já estava isolado, foi um momento de produção muito intensa para mim essa pandemia. Deixei de sair totalmente e isso rendeu muito, produzi duas exposições neste período”, conta Taigo.

Com curadoria de Agnaldo Faria, Imago é uma pincelada em tudo que Taigo produziu nos dois últimos anos. “É uma continuidade do projeto Écran, onde expandi todas as temáticas que já tinha explorado e as técnicas também. Consegui trabalhar tudo quanto é recurso pictórico nessa série e é um trabalho que surge de uma espécie de conflito intelectual entre tradição e contemporaneidade”, avisa.

Nas telas, o artista resgata temas da história da arte, faz dezenas de citações, diretas e indiretas, e até versões de obras, seja evocando uma composição, seja recuperando uma postura ou uma temática tradicional da história da arte. “É uma reflexão sobre a imagem no mundo contemporâneo a partir de uma colisão entre as imagens da tradição e os excessos contemporâneos, a hiperexposição, a sobreposição de imagens. É desse conflito que eu resgato certos conteúdos para a pintura”, explica Taigo.

Além do aspecto temático e narrativo, o pintor também mergulha na experiência com as técnicas e o faz, eventualmente, até de maneira subversiva, misturando modos tradicionais de pintar com cortes, sobreposições, velaturas, emplastros e transparências. As imagens e a narrativa, ele explica, são importantes, mas o interesse maior de Taigo repousa no exercício da pintura e na exploração da linguagem.

Diante do excesso de imagens do mundo contemporâneo, o artista se pergunta se a pintura ainda pode investigar e propor questões. “E eu sinto que sim, mesmo diante de um mundo de absoluto excesso de exposição às imagens, a pintura ainda possui potência e força para propor. Isso, para mim, é incrível, é uma força que me move no sentido de praticar uma técnica, praticar a pintura num mundo vertiginosamente poluído por imagens de todo tipo”, garante..


Imago – Pinturas de Taigo Meireles

Visitação de 29 de junho a 19 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22), de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada gratuita, mediante agendamento pelo app Eventim ou site www.eventim.com.br. Classificação indicativa livre

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação