Cinema

Jean Paul Belmondo caminhou pelos tetos de Brasília nos anos 1960

Passagem de Jean Paul Belmondo por Brasilia teve caminhada em topo de ministério em construção e cenas emblemática para o filme "O homem do Rio"

Nahima Maciel
postado em 06/09/2021 14:54 / atualizado em 06/09/2021 15:02
 (crédito: Cinemateca Brasileira/Divulgação)
(crédito: Cinemateca Brasileira/Divulgação)

Uma das cenas clássicas de O homem do Rio, do diretor Philippe de Brocca, mostra Jean Paul Belmondo, que morreu nesta segunda-feira (6/9), em Paris, aos 88 anos, andando sobre uma viga de um prédio em construção na Esplanada dos Ministérios. Depois, Belmondo aparece caminhando pela região central da cidade, ainda em construção naquele 1963, quando o longa foi filmado. São cerca de 20 minutos dedicados às cenas do astro francês da Nouvelle Vague a perambular por uma Brasília ainda em obras.

O filme seria lançado apenas em 1964 e tinha no elenco, além de Belmondo, Françoise Dorléac, a irmã de Catherine Deneuve que morreu precocemente e encantou os cinéfilos em Duas garotas românticas, de Jacques Démy. 

O homem do Rio foi inspirado na série de quadrinhos de Tintin e tem um roteiro complicado, que envolve até o roubo de uma estatueta amazônica de valor divino. No filme, Adrien Dufourauet, vivido por Belmondo, viaja á América do Sul para encontrar a noiva que teria sido sequestrada por índios selvagens em busca da estatueta levada ao Museu do Homem de Paris por um arqueólogo. Para encontrar a noiva, o personagem desembarca primeiro no Rio de Janeiro, para depois passar por Brasília e Manaus.

Escrito por Philippe de Broca, Jean-Paul Rappeneau, Ariane Mnouchkine e Daniel Boulanger, o roteiro chegou a ser indicado ao Oscar. Belmondo tinha a fama de não gostar de dublês para as cenas de ação e muito provavelmente ficou bem encantado de poder se equilibrar pelos tetos de palácios e edifícios em construção na capital brasileira. A sequência de fotos foi usada, inclusive, no cartaz do filme. Confira o anúncio do longa no qual Belmondo conta o que veio fazer no Brasil. 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Jean-Paul Belmondo em Acossado, filme-manifesto da Nouvelle Vague
    Jean-Paul Belmondo em Acossado, filme-manifesto da Nouvelle Vague Foto: Divulgação
  • Jean-Paul Belmondo brilha no cerrado 
<br>
<br>
Em 1963, o ator gravou cenas do filme O Homem do Rio, que seria lançado no ano seguinte, em diferentes pontos de Brasília: a Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, o Palácio do Planalto, a Esplanada dos Ministérios, o Setor Bancário Sul e até o Lago Paranoá. Filmada também no Rio de Janeiro e na Floresta Amazônica, a película conta a história do piloto Adrien Dufourquet, que tem a namorada Agnès raptada por índios sul-americanos. 
Na tentativa de resgatá-la, Adrien passa pela jovem capital, que estava tomada 
pela terra vermelha do cerrado.
    Jean-Paul Belmondo brilha no cerrado

    Em 1963, o ator gravou cenas do filme O Homem do Rio, que seria lançado no ano seguinte, em diferentes pontos de Brasília: a Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, o Palácio do Planalto, a Esplanada dos Ministérios, o Setor Bancário Sul e até o Lago Paranoá. Filmada também no Rio de Janeiro e na Floresta Amazônica, a película conta a história do piloto Adrien Dufourquet, que tem a namorada Agnès raptada por índios sul-americanos. Na tentativa de resgatá-la, Adrien passa pela jovem capital, que estava tomada pela terra vermelha do cerrado.
    Foto:
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação