Petição

Pai de Britney entra com pedido judicial para deixar a tutela da filha

Jamie Spears havia pedido US$ 2 milhões para encerrar a tutela, após mais de 13 anos no controle da vida da Princesa do Pop

Jéssica Gotlib
postado em 08/09/2021 11:05 / atualizado em 08/09/2021 11:05
 (crédito: GABRIEL BOUYS / D.A PRESS)
(crédito: GABRIEL BOUYS / D.A PRESS)

Jamie Spears entregou à Justiça dos Estados Unidos uma petição em que pede formalmente o encerramento da tutela de Britney Spears. Segundo o canal de televisão NBC News, o documento chegou ao Tribunal Superior de Los Angeles na terça-feira (7/9) e a questão deve ser encerrada em breve.

Depois de ficar no controle da vida de Britney por 13 anos, o pai da estrela do pop argumentou que ela tem direito a que o juiz pondere “se a tutela é realmente necessária”. O documento diz também que as circunstâncias em torno da cantora mudaram “a tal ponto que os fundamentos para o estabelecimento” desse tipo de medida legal “podem não existir mais”.

Por fim, a defesa de Jamie Spears alega que, aos 39 anos, Britney quer ter o pleno controle da própria vida. “Ela quer ser capaz de tomar decisões sobre seus próprios cuidados médicos, decidindo quando, onde e com que frequência obter terapia. Ela quer controlar o dinheiro que ganhou com sua carreira e gastá-lo sem supervisão ou fiscalização”, coloca.

O texto também expõe a vontade da cantora de comandar as próprias relações interpessoais. “Ela quer se casar e ter um filho, se quiser. Em suma, ela quer viver sua vida como quiser, sem as restrições de um tutor ou de um processo judicial”, finaliza.

Reviravolta

A postura pegou a todos de surpresa, uma vez que, em 12 de agosto, uma outra petição entregue pelos advogados de Jamie Spears pedia US$ 2 milhões para que ele deixasse de ser o tutor da filha. A justificativa é que a quantia seria necessária para quitar honorários advocatícios. Ele também propunha uma “transição” e queria que outra pessoa fosse o tutor da cantora.

Na época, o novo advogado de Britney, Matthew Rosengart, acusou o pai da cantora de tentativa de extorsão. “Independentemente do passado, o senhor Spears e seu advogado foram alertados agora: isso não é mais tolerável”, declarou ao site especializado em celebridades, Deadline.

Esse foi só mais um capítulo na longa briga entre Britney Spears e o próprio pai. Depois que o movimento Free Britney, criado pelos fãs da cantora, ganhou repercussão mundial, Jamie tentou se defender dizendo que os transtornos mentais da cantora eram “mais graves do que imaginam”.

Em outro documento entregue por ele ao mesmo tribunal, o pai de Britney se disse difamado pelo público e afirmou que jamais poderia se defender porque as informações sobre os problemas da filha eram “altamente confidenciais”.

“Se o público conhecesse todos os fatos da vida pessoal da Srta. Spears — não apenas seus altos, mas também seus baixos, problemas com vício e saúde mental contra os quais ela tem lutado e todos os desafios da tutela —, eles elogiariam o Sr. Spears pelo trabalho que ele fez, e não o difamariam”, escreveu a defesa de Jaime Spears.

Longe de acabar

Apesar de todos os novos elementos, o caso Britney não deve acabar tão cedo. Primeiro porque a corte de Los Angeles só deve avaliar os documentos na próxima audiência, marcada para 29 de setembro. Segundo porque o advogado da cantora, Matthew Rosengart, disse ao Deadline que não acredita nas boas intenções do senhor Spears.

“Tendo exposto sua má conduta e seu plano impróprio de manter sua filha como refém ao tentar extrair um acordo multimilionário, o Sr. Spears agora efetivamente se rendeu. Não há acordo”, declarou ele. De acordo com Rosengart essa petição é uma vitória para Britney, mas também uma tentativa do pai dela de justificar os próprios atos e evitar um novo processo em que ele poderá ser réu.

“Ainda que o Sr. Spears acredite que pode tentar evitar a responsabilização e a justiça, incluindo sentar-se para um depoimento juramentado e responder a outras revelações sob juramento, ele está incorreto e nossa investigação sobre a má administração financeira e outras questões continuará", concluiu.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação