Música

Marisa Monte lança o single 'Vento sardo', parceria inédita com Jorge Drexler

Faixa inédita do álbum Portas, a canção é fruto da primeira parceria de Marisa Monte com o uruguaio Jorge Drexler

Nahima Maciel
postado em 15/10/2021 10:49 / atualizado em 15/10/2021 10:53
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Marisa Monte e Jorge Drexler lançam, nesta sexta-feira (15/10), o single Vento sardo, disponível nas plataformas digitais. A canção é uma das faixas ainda inéditas do álbum Portas, lançado em julho para comemorar os 54 anos de Marisa. 

Gravada entre Madri, Barcelona e Rio de Janeiro, Vento sardo é uma ode ao vento e reproduz o mesmo clima solar das outras 16 faixas de Portas. Com versos como "Vento que levanta a onda/Que carrega o barco/Que ondula o mar" e "Vamos levantar a vela/Abrir a janela/Ventilar a dor", a canção traz o tom de esperança e renovação que espalha por todo o álbum

A faixa inédita é lançada quase quatro meses após o lançamento do álbum, o que indica a possibilidade de outros lançamentos pela frente. Marisa e o uruguaio Drexler cantam em espanhol e em português em uma parceria inédita e muito bem-vinda na cena musical. A cantora conta que a composição nasceu na Sardenha, durante uma travessia de barco a vela. "O vento representa o dinamismo do ar, da vida e da natureza em constante movimento e mutação. Tudo passa, tudo passará”, explica Marisa, no material de divulgação.  Drexler lembra que a composição foi fruto de um momento despretensioso, quando Marisa pegou um violão para cantarolar ao final de um almoço que reunia as duas famílias, durante as férias. 

Marisa Monte foi escolhida para receber o Prêmio Tenco, concedido a artistas que incentivaram a canção autoral pelo mundo. Nomes como Leonard Cohen, Joni Mitchell, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Nick Cave já receberam o Tenco, que será entregue à brasileira no dia 22 de outubro, em Sanremo, na Itália.

Confira o clipe de Vento sardo:

 

 


Vento Sardo é a minha primeira parceria com o Jorge Drexler. Fizemos essa música na Sardenha, em uma travessia de barco a vela. O vento representa o dinamismo do ar, da vida e da natureza em constante movimento e mutação. Tudo passa, tudo passará.” (Marisa Monte)

 

“Alguns anos atrás, no final de um almoço de férias com nossas famílias, Marisa pegou o violão despretensiosamente e, como quem propõe um jogo de cartas, me disse: ´tenho essa ideia´, e sugeriu que eu escrevesse uma música junto com ela.

 

Compor com Marisa é assim: brincar, com os pratos ainda na mesa, crianças participando, do jeito mais descontraído, lúdico e cotidiano que se possa imaginar.

 

Sempre quis escrever assim: como quem brinca, e Marisa foi minha professora nisso. Tenho uma lembrança clara daqueles dias, a bordo de um veleiro, escrevendo para onde o vento nos levará...

 

Que aquele mesmo vento sopre agora, ventile e nos limpe destes tempos de distância e portas adentro.” (Jorge Drexler)

 

No dia 22 de outubro, Marisa Monte será a primeira mulher brasileira a receber o Prêmio Tenco, em Sanremo, na Itália. Desde 1974, o Tenco reconhece a carreira de artistas que deram suporte à canção autoral no mundo e entre os premiados estão Leonard Cohen, Joni Mitchell, Laurie Anderson, Paolo Conte, Nick Cave e os brasileiros Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Acompanhada por Davi Moraes, Dadi e Pretinho da Serrinha, Marisa se apresentará na cerimônia com Jorge Drexler como convidado. “Compartilho e dedico essa premiação à todas as mulheres da música brasileira. Obrigada, clube Tenco!”, comemora Marisa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação