Quadrinhos

HQ conta histórias das cidades do DF com mistura de lenda e realidade

Criada por Lima Neto, a HQ Lendas inventadas mistura mito e realidade para contar a trajetória das cidades do DF

Nahima Maciel
postado em 15/10/2021 16:05 / atualizado em 15/10/2021 16:07
 (crédito: Raimundo Lima Neto)
(crédito: Raimundo Lima Neto)

Lima Neto trabalhava como editor na revista Brasília quando teve a ideia de contar as histórias das cidades do DF por meio de lendas. Em 2018, depois de ser aprovado para receber os R$ 45 mil do edital Áreas Culturais, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), ele decidiu investir no projeto. Daí nasceu a HQ Lendas inventadas, que será lançada nesta sexta-feira (15/10), às 17h, na Galeria Olhos de Águia.

Com um total de 100 páginas, o livro percorre a história de nove cidades em uma mistura de ficção e realidade que Lima Neto inventou para dar contornos mágicos à narrativa. “A criação de Brasília já era um grande mito conhecido nacionalmente, mas as outras satélites também tinham seus mitos. E, mesmo se não tivessem, a gente inventava”, conta o autor. “Comecei a pesquisar um pouco as histórias de cidades, como foram formadas, as peculiaridades. E o que faltava para costurar a história, a gente inventava”, diz o quadrinista e ilustrador, que já morou em muitas dessas cidades e aproveitou a própria vivência para criar a HQ.

A ideia era falar um pouco não só sobre a origem da cidade, mas sobre certas características. Para Taguatinga, por exemplo, Lima Neto conta a história da ave branca, que também pode ser a areia branca do córrego Taguatinga, e mistura a realidade com o sonho ao fazer um paralelo com a ocupação de Brasília. O sonho trouxe os pioneiros para o Planalto Central e também os guiou até o que viria a ser Taguatinga, graças à ave branca.

Com o lobo guará, ele faz uma brincadeira que envolve a dificuldade de encontrar os endereços da cidade. O lobo seria o animal responsável por ajudar os trabalhadores a encontrarem suas casas e não se perderem. “É uma HQ pensada como uma mistura de várias formas narrativas de conto infantil”, avisa o autor. Cada capítulo tem uma arte pensada para a cidade representada. “Fiz muita pesquisa e fui desenvolvendo estéticas específicas para cada cidade. É uma coisa meio misturada de livro infantil com HQ, mas não é direcionado só para o público infantil porque eu não quis maquiar situações político-sociais. A gente sabe que algumas cidades recebem mais ou menos atenção, então tudo isso faz parte da narrativa”, garante Lima Neto.

Lendas inventadas
HQ de Lima Neto. Diferente Arte/MMArte/FAC, 100 páginas. R$ 30. Lançamento nesta sexta-feira (15/10), das 17h às 22h, na Galeria Olho de Águia (CNF1 Ed. Praiamar Bloco D loja 12, Taguatinga Norte)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação