Artes Visuais

Obras do catalão Zaragoza são expostas no Museu de Arte de Brasília

Obras do artista e publicitário catalão José Zaragoza chegam ao Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília com exposição de seis obras em ferro

Seis obras em ferro moldadas por José Zaragoza em 1984 passaram a fazer parte da identidade visual do Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília (MAB), e agora integram o lote de 58 peças doadas pelo artista ao Museu Nacional da República em 2017.

Conhecido como o Z da agência de publicidade DPZ, Zaragoza foi um artista e publicitário espanhol que esteve radicado no Brasil desde o ano de 1952. Trabalhou para o escritório da agência em Nova York e estagiou na National Broadcasting Company (NBC) em 1956. Criou em 1962, juntamente com Francesc Petit, o estúdio de design gráfico Metro 3, chamando a atenção do público na época pelos trabalhos inovadores em termos visuais.

Posteriormente, fundou, com Petit, Ronald Persichetti e Roberto Duailibi a agência DPZ, até hoje uma das maiores do Brasil. Foi o primeiro presidente do Clube de Criação de São Paulo. Em 2004, lançou o livro Layoutman, que chegou a ser premiado nos Estados Unidos. Em 2005, fez uma exposição no Museu Brasileiro de Escultura, com o nome de Zaragoza – Meio Século – Revisão, que reuniu seus trabalhos artísticos feitos no Brasil.

Reformado e reinaugurado depois de 14 anos fechado, MAB vem recebendo exposições e oficinas que têm movimentado os espaços internos e externos do museu.  O parque de esculturas conta com 22 obras permanentemente expostas a céu aberto, que podem ser visitadas em qualquer horário.