Letras

Gilberto Gil concorre à eleição de membro da ABL nesta quinta (11/11)

O cantor e compositor Gilberto Gil concorre a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL) Eleição ocorre nesta quinta (11/11) e Gil cisputa a vaga com mais dois candidatos

Correio Braziliense
postado em 10/11/2021 18:51
 (crédito: photo ? @hallit/Divulgacao)
(crédito: photo ? @hallit/Divulgacao)

Depois de Fernanda Montenegro, Gilberto Gil pode ser o mais novo integrante da Academia Brasieira de Letras (ABL). O cantor concorre à eleição que ocorre nesta quinta-feira (11/111) para ocupar a Cadeira 20.

No total, três candidatos estão inscritos para a eleição da ABL. Além de Gil, estão na lista o poeta Salgado Maranhão e Ricardo Daudt. A eleição ocorre às 16h, no Petit Trianon, no Rio de Janeiro. O novo ocupante entrará como membro na vaga que foi de Murilo Melo Filho, morto em maio de 2020.

A expectativa é que Gil seja eleito, mas como não é candidato único, pode haver surpresas, como a eleição de Maranhão. O poeta maranhense é autor de 12 livros de poesia e também é compositor, com mais de 50 canções gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e Elba Ramalho.

A eleição é conduzida pelo presidente da ABL, Marco Lucchesi e, após a votação, há uma tradicional queima de votos. Salvador de Mendonça, Joaquim Manuel de Macedo, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares são os ocupantes anteriores da Cadeira 20.

Durante o mês de outubro e início de novembro, Gilberto Gil esteve em turnê pela Europa. Foram 19 shows em oito países 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE