Letras

Gilberto Gil concorre à eleição de membro da ABL nesta quinta (11/11)

O cantor e compositor Gilberto Gil concorre a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL) Eleição ocorre nesta quinta (11/11) e Gil cisputa a vaga com mais dois candidatos

Correio Braziliense
postado em 10/11/2021 18:51
 (crédito: photo ? @hallit/Divulgacao)
(crédito: photo ? @hallit/Divulgacao)

Depois de Fernanda Montenegro, Gilberto Gil pode ser o mais novo integrante da Academia Brasieira de Letras (ABL). O cantor concorre à eleição que ocorre nesta quinta-feira (11/111) para ocupar a Cadeira 20.

No total, três candidatos estão inscritos para a eleição da ABL. Além de Gil, estão na lista o poeta Salgado Maranhão e Ricardo Daudt. A eleição ocorre às 16h, no Petit Trianon, no Rio de Janeiro. O novo ocupante entrará como membro na vaga que foi de Murilo Melo Filho, morto em maio de 2020.

A expectativa é que Gil seja eleito, mas como não é candidato único, pode haver surpresas, como a eleição de Maranhão. O poeta maranhense é autor de 12 livros de poesia e também é compositor, com mais de 50 canções gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e Elba Ramalho.

A eleição é conduzida pelo presidente da ABL, Marco Lucchesi e, após a votação, há uma tradicional queima de votos. Salvador de Mendonça, Joaquim Manuel de Macedo, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares são os ocupantes anteriores da Cadeira 20.

Durante o mês de outubro e início de novembro, Gilberto Gil esteve em turnê pela Europa. Foram 19 shows em oito países 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação