Tambor de crioula

Grupo de tambor de crioula se apresenta neste sábado (27), no Guará

O evento gratuito é o encerramento do projeto Flores de São Benedito, que, nos últimos meses, fez oficinas voltadas para a tradição maranhense

Correio Braziliense
postado em 23/11/2021 18:04
 (crédito: Webert da Cruz )
(crédito: Webert da Cruz )

A partir das 14h deste sábado (27/11), O grupo Tambor de Crioula Flores de São Benedito se apresenta na Casa de Cultura do Guará. O evento gratuito é o encerramento da primeira edição do projeto que leva o mesmo, que, nos últimos meses, fez oficinas, presenciais e online, que visa levar a cultura tradicional do Tambor de Crioula para os espaços públicos, pontos de cultura e demais locais que dialogam com a valorização da cultura popular.

O encerramento, que seguirá todos os protocolos anti-covid, contará com a marcha de tambor do grupo anfitrião e também com a presença de Mestre Chico, importante figura da cultura popular do Maranhão. O Mestre se apresenta e vai repassar fundamentos, toques, cantos e energias da tradição do tambor de crioula.

O projeto Flores de São Benedito foi idealizado em 2009 por pessoas naturais do estado do Maranhão e que tem como mentor o cantor, compositor, luthier e percussionista, Francisco Lucas Macedo, conhecido como Mestre Chico Macedo ou Chico Broca. O Mestre, hoje aos seus 81 anos, é um dos detentores dos saberes ancestrais do Tambor de Crioula. Junto a ele estão outros profissionais da cultura, como Barrabás e Preto Celso, artistas também naturais do estado que apoiam e colaboram com o grupo.

Encerramento do projeto Flores de São Benedito
27 de novembro, às 14h, na Casa de Cultura do Guará. Gratuito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação