Literatura

Jornalista Merval Pereira é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras

Nesta quinta-feira (2), o jornalista Merval Pereira foi eleito o novo presidente da Academia Brasileira de Letras

Helena Dornelas*
postado em 02/12/2021 18:34
 (crédito: Tomás Rangel/Divuigação)
(crédito: Tomás Rangel/Divuigação)

O jornalista Merval Pereira foi eleito, nesta quinta-feira (2/12), o novo presidente da Academia Brasileira de Letras. O colunista do jornal O Globo ocupará o cargo no ano que vem e sucederá Marco Lucchesi.

Merval era candidato único a vaga, e sua chapa contava com a escritora Nélida Piñon para o cargo de secretária geral, os acadêmicos Celso Lafer e Joaquim Falcão para o secretariado e Evaldo Cabral de Mello na tesouraria.

A votação é de maioria simples, igual a de escolha dos futuros imortais da Academia. Tendo em vista a pandemia, haverá um posse administrativa no dia 9 de dezembro e a cerimônia oficial será em março de 2022.

Recentemente, a Academia adicionou quatro membros novos, completando as cadeiras que ficaram vazias durante a pandemia. Os novos integrantes são a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil, o médico Paulo Niemeyer Filho e o advogado José Paulo Cavalcanti.

Nenhum dos novos integrantes é conhecido pela literatura, mas todos escreveram livros, já que é o pré-requisito para ocupar uma cadeira na ABL.

A gestão do poeta Marco Lucchesi, que teve Merval como secretário-geral, ficou conhecida pelo posicionamento em defesa da cultura e da liberdade de expressão, e pela busca de maior visibilidade da ABL em meio a ideia de uma cultura mais ampla, como os conhecidos novos imortais.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação