Artes Visuais

Arte do grafite transforma paradas de ônibus na W3 Sul

Grupo de 27 grafiteiros e grafiteiras foram contemplados por meio do edital W3 Arte Urbana, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e transformaram a avenida em um grande painel de arte

Correio Braziliense
postado em 06/12/2021 18:20 / atualizado em 06/12/2021 18:21
Os grafiteiros foram selecionados por meio de edital para pintar a W3 Sul -  (crédito: Daniel Marques / Secretaria de Cultura e Economia Criativa )
Os grafiteiros foram selecionados por meio de edital para pintar a W3 Sul - (crédito: Daniel Marques / Secretaria de Cultura e Economia Criativa )

A W3 Sul foi cenário de transformação no último fim de semana. Um grupo de 27 grafiteiros e grafiteiras pintaram as paradas de ônibus da avenida abordando diversos temas escolhidos pelos próprios artistas. A ação faz parte do projeto de revitalização do local e tem apoio da Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade e Secretaria de Projetos Especiais e Administração Regional do Plano Piloto.

Bartolomeu Rodrigues, Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, é um entusiasta do grafite. Ele apoiou e fez questão de acompanhar a ação, que ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro, e durante o sábado (4/12) e o domingo (5/12). Com um investimento de R$ 81 mil, o projeto pagou a cada grafiteiro o cachê de três mil reais. Cada um recebeu um kit com 20 sprays e uma lata de tinta para a base.

O edital obteve número recorde de inscrições desde o lançamento da política de valorização do grafite, em 2018. Foram 208 candidatos, sendo 83 mulheres e 12 classificadas para a fase final. O projeto faz parte de uma série de ações que têm como objetivo diminuir o preconceito contra o grafite e mostrar às pessoas, por meio da arte, o seu papel de transformação social e espacial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação