Morreu, nessa segunda-feira (6/12), aos 75 anos, a atriz Mila Moreira. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, onde ele estava internada após sofrer um mal súbito. O velório está marcado para esta terça-feira (7/12), às 10h, no Memorial do Carmo, na região portuária da cidade.
Na noite anterior ao óbito, Mila estava com amigos, em uma festa em Paraty (RJ), quando passou mal e decidiu buscar ajuda médica. A causa da morte não foi divulgada pela família. No entanto, segundo a jornalista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a atriz passou mal e teve uma parada cardíaca.
Nascida Marilda Alves Moreira da Silva, em São Paulo, Mila iniciou a carreira como modelo, ainda aos 14 anos. No currículo, acumulava participações em cerca de 30 novelas e minisséries da TV Globo, entre as produções, Elas por elas, Que rei sou eu? e Meu bem, meu mal. Recentemente, o telespectador pode vê-la na reprise de Ti ti ti, novela gravada em 2010, na qual interpretou a personagem Stela.
Modelo
Mila Moreira foi uma das primeiras modelos a atuar em novelas. Sua estreia nas telinhas foi no folhetim Marrom glacé, de 1979, interpretando a personagem Érica. Em entrevista ao Vídeo Show, ela afirmou ter enfrentado preconceito por ser uma modelo que atuava. Ela disse que incomodava por ser uma pessoa "fora da classe".
O pioneirismo e o sucesso das novelas fizeram com que mais portas se abrissem para modelos na teledramaturgia. Depois dela, vieram atores e atrizes como Luma de Oliveira, Camila Queiroz, Cauã Reymond, Malvino Salvador e Reynaldo Gianecchini, que traçaram trajetórias semelhantes à de Mila, conhecida por viver nas telas personagens elegantes, assim como ela.
O seu último trabalho na televisão foi na novela A lei do amor, em 2016. Na trama, Moreira fez o papel de Gigi Ferrari, uma ex-modelo. No cinema, atuou em filmes como Os Saltimbancos trapalhões (1981) e Dias melhores virão (1989).
A morte de Mila Moreira pegou todos de surpresa, incluindo amigos e familiares. Ela tinha presença confirmada no desfile do jovem estilista Thomas Durin, em São Paulo, o primeiro da marca Van-M no Brasil, marcado para ocorrer hoje. A participação da atriz era uma surpresa para os convidados, por isso, sua presença estava sendo mantida em segredo.
O desfile do estilista mostraria a coleção Sereias, para o verão 2022, que ainda será lançada na semana de moda de Milão e tem inspiração na natureza da Bélgica, país onde Durin cresceu, e nos elementos do folclore brasileiro, especialmente da sereia Iara.
*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.