O projeto Nem Tão Só fará apresentações comentadas de balé clássico pelas redes sociais. Os espetáculos on-line serão comandados pela bailarina Monica Berardinelli, que vai performar os clássicos Coppélia, Giselle e Quebra-nozes. As exibições gratuitas serão na sexta-feira (10/12), às 20h, e no sábado (11/12), às 15h e às 17h, pelo Instagram da artista.
Durante as sessões, as bailarinas, criadoras, diretoras e coreógrafas Regina Maura, criadora do projeto, Yara Cunto e Laura Virgínia farão comentários ao vivo sobre a performance, que contará com tradução em libras para promover a acessibilidade.
“Nesse trabalho apresentarei cenas de balés clássicos adaptadas para a nossa realidade com inserções de trechos dos originais. Em cima do áudio descritivo dos ballets e de suas histórias, vamos contar ainda com o comentário de diferentes artistas convidados sobre suas impressões do que representa cada ballet a ser mostrado. O público verá na tela, além de uma apresentação presencial, vídeos de referências”, destaca Monica, em nota.
Nem Tão Só
O projeto Nem Tão Só, criado por Regina Maura em 2009, usa o balé para apresentar releituras e novas criações dentro da estética da dança clássica, estilo que alcança diversos públicos e que se adapta às novas tendências das redes sociais e do isolamento imposto pela pandemia.
Cada performance traz uma história diferente. Em Coppélia, um fabricante de bonecas cria um universo tão real que um rapaz se apaixona por uma boneca acreditando ser uma moça. Giselle apresenta a história de uma jovem que, por sua condição de instabilidade de saúde, é superprotegida pela mãe e amigos. Mas uma grande paixão muda tudo e o confronto com a realidade a leva à morte. Em Quebra-nozes, Clara é transportada a um mundo mágico quando recebe um presente que traz inventividade, a criação de um mundo mágico que a transporta e faz com que saia renovada e pronta para seguir em frente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.