Cinema

CineFest São Jorge leva cinema e debates à Chapada dos Veadeiros

Festival de cinema de São Jorge traz foco para produções cinematográficas da Chapada dos Veadeiros

Correio Braziliense
postado em 15/12/2021 14:37 / atualizado em 15/12/2021 14:37
 (crédito: DIvulgação)
(crédito: DIvulgação)

A quinta edição do CineFest São Jorge, festival de cinema da Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, teve início nesta segunda-feira (13/12). A programação se estende até o dia 19 de dezembro e se desdobra entre filmes, oficinas debates e shows.

Com quatro edições, o festival já exibiu mais de 100 produções, entre curtas e longas. A proposta é viabilizar a produção cinematográfica do Centro-Oeste fora do circuito comercial. Além disso, o evento preza pela questão ambiental e quer dar visibilidade à luta pela preservação do Cerrado. Para os moradores da vila, que não possui um cinema, a mostra é uma possibilidade rara de assistir filmes na grande tela.

A exibição de filmes se concentrará entre os dias 17 e 19 de dezembro, na quadra poliesportiva da vila, e se divide entre três mostras: Mostra Competitiva de Curta-Metragem, que abrange filmes de todo o território nacional; Mostra Competitiva de Filmes da Chapada, com foco na região e arredores; e, por fim, a Mostra Clássicos do Centro-Oeste, com curtas que fizeram história e marcaram a região. Mais de 130 filmes estão inscritos para este ano.

Um destaque é a Oficina do Olhar, que acontece na Casa de Cultura Cavaleiro, e tem como proposta apresentar a linguagem cinematográfica de forma simples para os jovens da vila. A oficina propõe a criação de pequenos filmes de até cinco minutos, que serão exibidos no último dia de festival e concorrerão a prêmios.

A programação completa pode ser acessada pelo site oficial do festival

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação