Assédio

James Franco fala sobre acusações de assédio de alunas contra ele

Ator James Franco fala pela primeira vez, em quatro anos, sobre as acusações de assédio levantadas por alunas

Correio Braziliense
postado em 23/12/2021 19:04
 (crédito: VALERIE MACON)
(crédito: VALERIE MACON)

Quatro anos após ser acusado de assédio, o ator James Franco assume que teve relações sexuais com alunas. Em janeiro de 2018 o ator foi acusado de assédio por cinco mulheres. Elas alegaram que os acontecimentos foram durante as aulas de atuação.

A denúncia foi feita ao Los Angeles Times e as vítimas relataram que o ator mantinha comportamentos sexuais inapropriados durante as aulas, mas o ator negou que abriu a escola de atuação com o intuito de exploração sexual contra mulheres e diz que o sexo era consensual: "Na época, meu pensamento era: Se é consensual, ok. Eu não estava lúcido", disse ele, na entrevista ao podcast The Jess Cagle", divulgado nesta quarta-feira (23/12). Para se justificar, chegou a usar como argumento que desenvolveu o vício por sexo após largar seu vício por bebidas alcoólicas. "É uma droga tão poderosa", disse ele. “Fiquei viciado em sexo por mais de 20 anos”, completou.

Durante a entrevista ao podcast, o ator alega que está lutando contra o vício em sexo desde 2016, e que está se tornando “uma nova pessoa”. Em alguns casos, as vítimas alegaram que chegaram a acreditar que Franco poderia oferecê-las um salto na carreira, e que lhes garantiria papéis em seus filmes, prosseguindo os assédios mesmo que elas estivessem visivelmente incomodadas: “Eu sentia que era um abuso de poder, e que existe uma cultura da exploração sexual de famosos com mulheres que estão começando na indústria audiovisual, e também a cultura de mulheres sempre serem substituíveis.”, disse Tither-Kaplan ao Los Angeles Times, uma das mulheres que acusaram James de assédio sexual, e que também se tornou uma voz importante no Twitter a respeito da iniciativa do combate à má conduta sexual que acontece em Hollywood.

Ela contou ao Los Angeles Times que em cenas de nudez gravadas com o ator, Franco removia o plástico protetor das partes íntimas dele e das atrizes, enquanto simulava cenas de sexo oral nelas. Outras duas estudantes também alegaram experiências negativas com Franco no set de filmagens. Ambas disseram que o ator ficava furioso ao ver que nenhuma das mulheres concordava em remover a parte de cima das vestimentas durante as gravações.

Franco chegou a ser convidado para uma entrevista no programa de TV The late Show with Stephen Colbert, e durante a entrevista, quando questionado sobre o assunto, disse: “Olha, na minha vida, eu me orgulho de assumir responsabilidade pelas coisas que fiz e faço” disse ele ao Colbert. “Tenho que fazer isso para me preservar. As coisas que li a respeito disso no Twitter não são precisas. Mas eu completamente apoio pessoas que falam abertamente sobre isso e que estão começando a ter voz para falar sobre o assunto, porque essas pessoas não tiverem voz por muito tempo. Então não quero calar essas pessoas de forma alguma. Se eu fiz algo errado, eu vou consertar. Eu preciso.”, completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação