STREAMING

'Não olhe para cima' mostra que rir é o melhor remédio para o fim dos tempos

A comédia dramática chega à Netflix com uma crítica a anticiência. O elenco comenta o impacto longa

Pedro Ibarra
postado em 24/12/2021 06:00 / atualizado em 24/12/2021 08:20
 (crédito:  Niko Tavernise/Netflix)
(crédito: Niko Tavernise/Netflix)

O mundo está passando por uma situação que pode resultar na destruição do planeta e na morte de todos que nele habitam. Os cientistas avisam do risco, porém a maioria da população prefere ignorar a iminência do fim. Essa situação pode ser vista em vários lugares do mundo atualmente devido à pandemia e também por conta das mudanças climáticas. Contudo, essa é a descrição do enredo de Não olhe para cima, comédia dramática de Adam McKay, que estreia hoje na Netflix.

O filme apresenta Kate Dibiasky , vivida por Jennifer Lawrence, e Dr. Randall Mindy, interpretado por Leonardo DiCaprio, dois cientistas que descobrem um cometa de proporções gigantescas em rota de colisão com a Terra. Os dois tentam avisar a presidente dos Estados Unidos, personagem de Meryl Streep, e até a mídia, mas são ridicularizados. O público também não dá a devida atenção para o provável apocalipse. A tragédia que está por vir vira um jogo de marketing, ego e interesse das elites.

Além de DiCaprio, Lawrence e Streep, o longa tem mais estrelas no elenco. Nos papéis importantes no filme, estão os atores Jonah Hill, Cate Blanchett, Tyler Perry, Timothée Chalamet, Ariana Grande, Kid Cudi, Ron Perlman, Himesh Patel, Rob Morgan e Mark Rylance. “Eu tive muita sorte de rir e trabalhar com todos esses gênios enquanto todo mundo estava trancado em casa. Foi um momento emocionalmente grandioso para mim”, conta Jonah Hill, intérprete de Jason Orlean, detalhando que grande parte do filme foi gravado na pandemia.

Além do elenco, o filme apresenta como grande trunfo o roteiro, que transforma uma situação trágica em algo muito risível.”Você consegue sentir a urgência, a tristeza e a perda enquanto você ri”, explica o cineasta. “É, literalmente, rir para não chorar”, complementa. “O filme é verdadeiro, amedrontador e engraçado”, diz Hill.

“Eu amo o jeito que Adam Mckay tratou a forma como estamos extremamente distraídos da verdade nos dias de hoje”, afirma Leonardo DiCaprio sobre o filme. Não olhe para cima foi uma tentativa do diretor de escrever um longa que tratasse da negligência humana com a natureza e da forma como as pessoas negam ver que a situação climática está mudando. “Eu estava procurando por um filme que tratasse desse tema há décadas, acho que Adam descobriu a fórmula”, complementa DiCaprio, que é um dos cotados para disputar o Oscar de 2022 pela atuação no longa.

O filme foi idealizado há anos por McKay e, durante a produção, pareceu para os atores uma grande premonição do que mundo passou durante a pandemia.”Achei profético que os acontecimentos no filme estão rolando no mundo agora. A personagem da Meryl desacreditando dos fatos para mim foi o mais preciso”, pontua Tyler Perry, ator que vive o jornalista Jack Bremmer, em referência ao presidente do filme ter características semelhantes às de Donald Trump, ex-presidente do Estados Unidos.

No entanto, Meryl Streep acredita que o mundo está tão confuso que foi possível encontrar mais de uma inspiração para o papel de uma presidente egocêntrica e descolada da realidade. “Tinham tantos lugares de onde tirar minha personagem”, comenta a atriz. Ela também crê que é hora de mudar o mundo. “Precisamos de boas pessoas para fazer esse trabalho [de governar e ser uma pessoa pública]”, adiciona.
Para a atriz, a história do filme mostra que a individualidade não pode se sobrepor ao bem comum, a iminência do fim deve ser uma preocupação de todos, segundo Streep: “Se algo como isso acontecer, o fato se torna maior que ricos e pobres, que dinheiro, que poder. Nada disso existe se o mundo não existir”, avalia a artista três vezes vencedora do Oscar. “Temos que defender o planeta, mesmo que seja de nós mesmos”, completa.

Oscar no horizonte

Não é só DiCaprio que é cotado para os prêmios da Academia em 2022. Jennifer Lawrence também é um forte nome na disputa, ambos foram indicados tanto para o Globo de Ouro quanto para o Critics Choice Awards. O longa também deve pintar nas catregorias de Melhor filme, Melhor roteiro original, além dos prêmios técnicos. Ariana Grande e Kid Cudi podem beliscar uma indicação de Melhor canção original por Just look up, escrita exclusivamente para o filme. Não seria surpresa que Meryl Streep, Mark Rylance ou até Jonah Hill pintassem entre os indicados a papéis coadjuvantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação