ARQUITETURA

Conjunto Fazendinha passa a ser administrado pela Secretaria de Cultura

O conjunto consiste em um acervo de cinco casas na Vila Planalto que abrigou engenheiros e autoridades antes da inauguração de Brasília

Correio Braziliense
postado em 12/01/2022 18:52 / atualizado em 12/01/2022 18:57
 (crédito: Divulgação/Secec)
(crédito: Divulgação/Secec)

O Conjunto Fazendinha Pacheco Fernandes é agora, oficialmente, um equipamento administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Patrimônio material do Distrito Federal, o acervo de cinco casas de madeiras, construídas antes da inauguração de Brasília, segue em franco processo de reforma, depois de décadas de abandono. A transferência de carga foi oficializada pela assinatura do termo de cessão entre a Secec e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Seduh).

“A Fazendinha é um espaço vivo de história e de amor pelo sonho de erguer Brasília no meio desse sertão profundo, que é o planalto central. Estamos pegando o bastão da Seduh para seguirmos com o compromisso de devolver esse patrimônio para Brasília e para o Brasil”, aponta, em nota, o secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Carlos Alberto Jr..

Já foram investidos R$ 290 mil pela Secec entre ações emergenciais nas casas de madeiras e na revisão elétrica da Casa Ampare, até o momento. Os próximos passos, segundo a Secretaria, são um estudo de conservação nas estruturas de madeira para saber quais partes podem ser reaproveitadas na reforma e o lançamento de licitação para recuperação das quatro casas em situação crítica.

Tombado em 1988, o Conjunto da Fazendinha Pacheco Fernandes é uma área de pouco mais de 30 mil metros quadrados na Vila Planalto com cinco casas de madeira ao estilo modernista, edificadas a partir de 1957 para dar moradia a autoridades, executivos, engenheiros e técnicos na construção de Brasília.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação