celebridades

Estilista processa Lego por copiar jaqueta de apresentador de "Queer Eye"

Empresa chegou a oferecer um conjunto ‘Fab 5 Loft’ gratuito, que é vendido por US$ 99,99, para o filho de James Concannon

Cecília Sóter
postado em 18/01/2022 14:49 / atualizado em 18/01/2022 14:49
 (crédito: Divulgação/Netflix)
(crédito: Divulgação/Netflix)

A Lego está sendo processada por conta de uma jaqueta em miniatura usada por um de seus bonecos da coleção Queer Eye, lançado no ano passado, que retrata o loft original apresentado no programa de sucesso da Netflix.

O estilista James Concannon, cujas roupas são frequentemente usadas pela estrela de Queer Eye Antoni Porowski, entrou com uma ação contra a empresa de brinquedos dinamarquesa em um tribunal distrital de Connecticut em dezembro.

De acordo com a denúncia, obtida pela CNN EUA, Concannon afirma que em 2018 ele criou uma jaqueta de couro personalizada com sua "estética infundida de propaganda" para Porowski, já tendo vários de seus designs aparecendo em Queer Eye desde 2017.

O estilista, que está pedindo indenização, acusou a Lego de fazer uma "cópia flagrante" da jaqueta sem sua permissão. Concannon afirma que, embora a equipe de produção do programa sempre tenha liberado seus designs para uso, a Netflix supostamente não o contatou para pedir permissão para usar a jaqueta em um episódio de 2019 do programa.

Concannon diz que presumiu, na época, que era um descuido e não abordou o problema até o lançamento do conjunto de brinquedos (vendido como Queer Eye - The Fab 5 Loft) em setembro de 2021.

Uma comparação da jaqueta de couro criada por Concannon e a miniatura da Lego mostra semelhanças, como um sinal de paz na lapela esquerda e um desenho de caveira no lado direito do peito.

 

Comparação entre a jaqueta original e a miniatura criada pela Lego
Comparação entre a jaqueta original e a miniatura criada pela Lego (foto: US District Court of Connecticut)

Concannon afirma que a Lego não pediu a autorização do designer para usar "a colocação, coordenação e disposição únicas dos elementos artísticos individuais" em sua criação original para a jaqueta da miniatura e não o compensou por seu trabalho.

Ele continua afirmando que a Lego "explorou a jaqueta Concannon ao longo do marketing agressivo do conjunto Fab 5 Loft e também criou versões animadas da jaqueta”.

O processo diz ainda que um representante de atendimento ao cliente da Lego supostamente ofereceu a Concannon "um conjunto Fab 5 Loft gratuito — que é vendido por US$ 99,99 — para seu filho de 6 anos brincar", mas acabou retirando a oferta, afirmando que "a Lego não distribui seus produtos de graça".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação