Cultura

Oficina-laboratório promove projetos independentes de artistas do DF

A oficina-laboratório Colab Performações abriu as inscrições para projetos de artistas independentes do DF, e os candidatos podem se inscrever até 21 de janeiro

Correio Braziliense
postado em 20/01/2022 17:34
 (crédito: Juliana Caribé)
(crédito: Juliana Caribé)

Estão abertas, até sexta-feira (2/1), as inscrições para a Colab Performações, oficina-laboratório promovida pelo Ajuntamento Abre Salas. Voltada para artistas de todas as áreas e pessoas que atuam em áreas técnicas do setor cultural, a oficina-laboratório selecionará nove participantes do Distrito Federal para receber um tipo de apoio financeiro durante a atividade.

A artista Janaína Moraes, uma das integrantes do Ajuntamento Abre Salas, explica que o curso tem como finalidade pessoas que “criam de forma autônoma e arranjam os próprios meios de fazer seus projetos acontecerem”. O objetivo é reunir esses artistas com propostas independentes e colocá-los em contato. “Queremos olhar para processos pessoais de forma coletiva, proporcionar uma aproximação entre eles. A ideia é criar espaço e tempo de compartilhamento e de trabalho coletivo, de colaboração”, explica, no material de divulgação.

As oficinas serão concentradas na forma performática com o objetivo de entender a presença da performance em qualquer área da criação artística. "Cada pessoa tem seu modo de fazer, entender e falar sobre seus próprios trabalhos, nosso objetivo é exercitar essa colaboração, pelas diversas formas de criação, usando uma linguagem poética, provocativa, que impulsiona o que cada participante traz”, conceitua Janaína, no material de divulgação.

O período de realização das atividades do projeto vai de 31 de janeiro a 12 de fevereiro. Os encontros serão realizados pela internet, assim como as inscrições, que devem ser feitas pelo link. O projeto é fomentado pelo Fundo de Apoio à Cultura do governo distrital (FAC).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação