Cinema

BAFTA cancela prêmios honorários em 2022 após denúncia de assédio

Após polêmica envolvendo o nome do ator de Doctor who, Noel Clark, a academia cancelou a premiação deste ano

Correio Braziliense
postado em 25/01/2022 09:59
 (crédito: Mei Lewis/BAFTA/REX/Shutterstock)
(crédito: Mei Lewis/BAFTA/REX/Shutterstock)

A academia que honra as melhores contribuições britânicas para os filmes não irá dar os prêmios na cerimônia Films and games awards no ano de 2022 porque há planos de implementar novos processos de verificação após o caso de Noel Clark.

Ator, produtor e roteirista, Clark venceu o prêmio  em 2021 na categoria The outstanding british contribution to cinema award, mesmo após denúncias de assédio sexual feitas contra o ator. Na ocasião, a BAFTA disse não ter informações concretas o suficiente que pudessem incriminar Noel e retirar o já divulgado campeão do pódio.

O ator londrino nega veementemente as acusações, mas acabou por ter a premiação suspensa pela BAFTA, assim como sua filiação à instituição.

A academia britânica de cinema e televisão concede bolsa honorária a cada ano, que também foi suspensa. A organização cancelou a bolsa em outra ocasião, quando havia sido concedida a Rolf Harris, em 2014. O apresentador foi condenado por um crime e ficou de fora do prêmio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação