Streaming

Spotify adiciona aviso para podcasts que tratem sobre covid-19

A ação é motivada por uma debandada de artistas do streaming que pediam a não veiculação do podcast de Joe Rogan

Correio Braziliense
postado em 31/01/2022 16:41
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O Spotify irá adicionar um aviso para todos os conteúdos que trouxerem a covid-19 como tema. A medida foi anunciada na tarde do último domingo (30/1), por Daniel Ek,CEO da empresa. A atitude foi tomada em resposta à saída de artistas do porte de Neil Young e Joni Mitchell. Os músicos queriam que o programa The Joe Rogan Experience fosse tirado do ar no serviço.

Ek explicou que a plataforma terá uma central de informações sobre a pandemia, e que os usuários, ao clicarem no aviso incluído em frente aos episódios de podcast, serão redirecionados a ela. A central proverá de fácil acesso a fatos, informações e dados compartilhados por cientistas, médicos, acadêmicos e autoridades de saúde pública de todo o mundo.

Para que fique mais claro a todos, o Spotify irá, pela primeira vez, tornar pública as políticas de conteúdo, deixando mais transparente o que é permitido ou não dentro da plataforma. Daniel disse que ações em nada afetarão a liberdade de expressão no serviço de streaming, apenas irá tornar uniforme as opiniões cientificamente desacreditadas sobre a covid-19 com debates sobre outros temas políticos e sociais.

"Escolha qualquer tópico, e você vai encontrar pessoas com opiniões diferentes sobre ele. Pessoalmente, há muitos indivíduos no Spotify que expressam visões com as quais eu discordo fortemente. Sabemos que temos que desempenhar, como empresa, o papel crítico de apoiar a expressão de nossos criadores, mas em equilíbrio com a segurança dos nossos usuários. É importante para mim que, nessa missão, nós não nos tornemos censores de conteúdo, mas estabeleçamos bem as regras e as consequências por quebrá-las", disse o CEO, em comunicado.

Em resposta a Daniel Ek, o próprio Joe Rogan comentou em um vídeo de mais de 10 minutos, postado no próprio Instagram. Ele disse que irá pesquisar melhor os tópicos que aborda em seu podcast e "convidar pessoas com opiniões diversas para expressá-las".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação