Música

YouTube elege dez artistas musicais para ficar de olho em 2022

Andressa Hayalla, Brisa Star e Clarissa são alguns dos destaques. O cantor sertanejo Felipe Grilo é o representante brasiliense da seleção; confira a lista completa

Pedro Almeida*
postado em 22/02/2022 14:53
Clarissa estourou por conta do TikTok em 2021 e é um dos nomes mais promissores da música brasileira desde então -  (crédito: Divulgação)
Clarissa estourou por conta do TikTok em 2021 e é um dos nomes mais promissores da música brasileira desde então - (crédito: Divulgação)

Para começar o ano, o YouTube Music anunciou, nesta terça-feira (22/2), a lista dos “artistas para ficar de olho”. O projeto analisa os dados de pesquisa e streams da plataforma e prevê dez artistas dos mais diferentes gêneros que serão tendência ao longo do ano.

Na manhã desta terça-feira, a diretora do YouTube Music da América Latina Sandra Gimenez, em parceria com Flávio Marcondes, head de programação musical do YouTube Music na América Latina, anunciou os “artistas para ficar de olho” no ano de 2022. Já no segundo ano de existência, o projeto examina os dados de crescimento dos streamings e vídeos musicais, a tendência de busca pelo nome dos artistas e, também, as menções nas redes sociais para eleger os nomes que devem cair no gosto do público brasileiro.

A análise aponta dez artistas emergentes e compila os grandes hits em uma playlist no YouTube Music. A seleção, porém, não significa uma parceria ou incentivo monetário da plataforma para os músicos. A exposição e a participação em projetos da marca são os bônus oferecidos por configurarem na lista.

No ano passado, a dupla sertaneja Mariana & Matheus e o músico Tarcísio do Acordeon foram alguns dos palpites assertivos do YouTube, que, de fato, alavancaram a carreira em 2021 e inflaram os números de streams nas plataformas digitais. Neste ano, os dez artistas contemplam gêneros como forró, trap, gospel, pop, MPB, piseiro e rap. Uma curiosidade foi a ausência do funk, tão disseminado pelo país. De acordo com Flávio Marcondes, o gênero aparece, e muito, na lista dos 50 artistas tendência, mas acabaram por ficar de fora do top 10.

Lista dos artistas para ficar de olho em 2022

Andressa Hayalla (Pagode)

A carioca participou do programa The voice em 2018. Após a atração, apostou no trabalho autoral e tornou-se referência da nova geração de mulheres no pagode. Péricles, Felipe Araújo e o grupo Menos é Mais são alguns dos grandes artistas que já fizeram parceria com a cantora.

Brisa Star (Forró)

Filha de pai cantor, a mineira de apenas 15 anos ganhou relevância no estado em 2019 com a versão piseiro de Me belisca, do cantor MC Bruninho. O hit Se joga no passinho tornou-se um dos vídeos de música mais assistidos no YouTube em 2021. Neste ano, a artista lançou um EP com três faixas inéditas intitulado Vem com Brisa Star.

Clarissa (Pop)

Carioca de 23 anos, Clarissa canta e atua. Com forte presença nas redes sociais, a artista, em 2021, emplacou o hit Nada contra (ciúme), uma canção indie pop que soma mais de 9,5 milhões de visualizações no YouTube. A cantora tem um EP lançado e diversos singles. Em 2022, lançou a faixa Delírio, em parceria com OUTROEU.

Dom Vittor e Gustavo (Sertanejo)

Natural do Rio Grande do Sul, Dom Vittor participou do The voice kids em 2016. Teve carreira solo até 2020, quando resolveu firmar a parceria com o goiano Gustavo, irmão de Marília Mendonça. Em 2021, o hit Ângulo perfeito alcançou 1,8 milhão de visualizações. Em seguida, lançaram a faixa Calculista, com participação de Marília, que já ultrapassa os 13 milhões.

Felipe Amorim (Piseiro)

Responsável por escrever os hits Tá rocheda, dos Barões da Pisadinha, e Mal de ex, do cantor Wesley Safadão, o cearense de 24 anos ganhou notoriedade como cantor ao lançar as faixas Sem sentimento e Putariazinha. O artista mistura piseiro, eletrônico, bregadeira e funk.

Felipe Grilo (Sertanejo)

Único representante de Brasília na lista, Felipe Grilo começou a cantar ainda pequeno na igreja. Deixou a capital para morar no Rio Grande do Norte e despontou em 2021 com o hit Quebra minha promessa.

Mari Borges (Gospel)

A mineira iniciou a trajetória com releituras postadas no YouTube. Hoje, com canções autorais, a artista tem ganhado espaço no gênero gospel no Brasil. Sarah Beatriz e o grupo Casa Worship, grandes nomes da vertente, participam de algumas das faixas do novo trabalho da cantora.

Mc Caverinha (Rap/Trapfunk)

Caçula da lista, com apenas 13 anos, Kauê, o Mc Caveirinha, estourou no mundo do hip hop em 2019. Apelidado de “Príncipe do Trap”, o artista chegou às paradas com a faixa Pantera. O músico tem como inspiração as dificuldades vividas pela família.

Rachel Reis (MPB)

Foi cantando nos barzinhos e eventos de Feira de Santana que a baiana de 24 anos começou. A mistura de nova MPB com pitadas de pop, pagode e arrocha chamou a atenção em 2020, quando lançou os singles Ventilador e Sossego. Para este ano, Rachel planeja o primeiro álbum de estúdio.

WIU (Trap)

O cearense WIU despontou com o hit Sucrilhos em 2019. Naquele mesmo ano, lançou o sucesso Mantém, em parceria com Matuê. Hoje, aos 19 anos, o produtor e rapper já soma 40 milhões de visualizações no YouTube.


 *Estagiário sob a supervisão de Pedro Ibarra

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação