Série

Série documental ‘ELAS.LAB’ incentiva a ciência como profissão

‘ELAS.LAB’ é uma série documental que incentiva jovens garotas a escolherem a ciência como profissão, e estará disponível no Youtube a partir de quarta-feira (22/02).

Correio Braziliense
postado em 22/02/2022 16:20
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Em forma de documentário, a série ELAS.LAB nasce com a proposta de incentivar jovens garotas a escolherem o ramo da ciência como profissão. A websérie estará disponível partir desta quarta-feira (22/02), e segue ganhando um episódio por semana toda quarta-feira. Disponível no Youtube, ELAS.LAB fecha a primeira temporada com três episódios, que contam com a direção de Helena Bertho e Pétala Lopes.

"Eu sei que sou cientista desde pequena. Eu queria microscópio, kit de química. Eu não queria ser assistencial, queria desvendar o que está no meu entorno, na célula. Resolvi fazer biologia, e me encontrei. Sou bióloga por vocação!", conta Luciana Maria Silva através do material de divulgação, que ocupa o cargo de chefe do serviço de biologia celular da Funed e responsável por um exame genético para prognóstico precoce de câncer de ovário.

"Queríamos mostrar toda a potência destas cientistas, como suas pesquisas são inovadoras e relevantes. Não são documentários sobre os desafios de ser mulher na ciência, mas sim sobre a potência das cientistas mulheres, apesar de todos os desafios", explica Helena, através do material de divulgação.

ELAS.LAB tem como finalidade mostrar para jovens meninas como a ciência é um caminho profissional alcançável. "Os documentários foram pensados não para focar os desafios de ser mulher na ciência ou os preconceitos enfrentados, mas sim para mostrar os trabalhos que têm sido feitos, apesar disso tudo. A primeira temporada foi feita com foco na área da saúde e queremos ainda tratar de outros campos científicos em futuras temporadas", pontua Helena.

Os episódios mostram as cientistas em seu local de trabalho, destacando a importância da profissão destas mulheres na sociedade, e apesar de tanto esforço e dedicação para conseguirem seus lugares no ramo, o Brasil ainda é um país que desvaloriza a ciência, ainda mais desde o início da pandemia do covid-19. Segundo Helena, no material de divulgação, "ao falar especificamente da questão de gênero, mulheres não são incentivadas a seguir carreiras na ciência e, quando o fazem, sofrem machismo, racismo e apagamento do seu trabalho", analisa.                                                                                           

Trailer da websérie documental ELAS.LAB

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação