Streaming

Documentário indicado ao Oscar estreia no Paramount+

'Ascension' é um retrato da realidade chinesa e evidencia a disparidade socioeconômica entre os personagens retratados

Correio Braziliense
postado em 08/03/2022 20:16 / atualizado em 08/03/2022 20:16
 (crédito: Divulgação/Paramount+)
(crédito: Divulgação/Paramount+)

Ascension, documentário produzido pela MTV Entertainment Studios, está disponível na plataforma de streaming Paramount+. Dirigido pela sino-americana Jessica Kingdom, venceu o National Board of Review 2021 e foi indicado ao Oscar de Melhor documentário de longa-metragem em 2022.

O documentário perpassa por 51 locações em toda a China e coloca em evidencia a diferença social existente no país com dimensões continentais. Dividido entre três blocos: trabalho, consumismo e riqueza, Ascension adota um estilo observacional e não apresenta entrevistas e nem narrações.

"A intenção é realmente criar um espaço para que a audiência experimente as imagens e sons sem fazer julgamentos, mas experimentando e se acomodando ali, ao invés de tentar explicar e categorizar", revelou a cineasta à agência Reuters.

Os expectadores, por meio dessa jornada visual, se deparam com imagens que revelam desde escolas com mordomos até trabalhadores jogando conversa fora enquanto montam bonecas sexuais em uma fábrica.

Ascension foi lançado oficialmente dia 12 de junho de 2021 e agora está disponível no serviço de streaming Paramount+.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação