Viralizou

Ilustrador de Macapá transforma BBB22 em mangá e viraliza nas redes sociais

Israel Guedes revelou que a ideia de ilustrar momentos do reality veio de uma cena entre Jade, PA e Arthur

Cecília Sóter
postado em 12/03/2022 12:28 / atualizado em 12/03/2022 17:45
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O ilustrador Israel Guedes, 31 anos, morador de Macapá (AP), está fazendo sucesso nas redes sociais por retratar cenas do BBB22 em formato de magá — história em quadrinhos feita no estilo japonês. Ele revelou em entrevista ao Gshow que a ideia de ilustrar momentos do reality veio de uma cena entre Jade, PA e Arthur.

"Eu vi aquela cena da Jade observando fixamente o PA [Paulo André] e o Arthur se abraçando. Na hora pareceu muito uma cena de mangá na minha cabeça. Eu sou quadrinista. Dou aulas de mangá e também trabalho como autônomo com quadrinhos e ilustração. E como muita gente tava comentando sobre o tal olhar, decidi aproveitar para fazer a arte e talvez ganhar alguns likes e seguidores nos meus perfis de arte", conta.

O quadrinista confessa que não esperava tamanha repercussão. "Logo em seguida, tomei um susto com a proporção que isso tomou. A partir deste momento, comecei a acompanhar mais atentamente esse BBB" disse.

Izu, como o artista é conhecido na cidade natal dele, contou como faz a seleção dos momentos que serão desenhados em seu perfil. "Para aproveitar o maior hype possível, uso em geral cenas que sejam marcantes e aconteçam durante os programas à noite, na TV aberta. Porque é onde todas as pessoas têm acesso. Prefiro também eventos determinantes no jogo", entrega.

"Depois de escolher a cena, tomo algum tempo que varia entre horas ou minutos para pensar em como dramatizar, de forma a potencializar a emoção passada no momento. Porque mangá é muito sobre isso. É emoção, sentimento, fazer você sentir aquilo da forma mais enfática possível", afirma.

Israel explica também como foi o processo de desenhar o elenco da edição, mantendo suas características e ao mesmo tempo realçar outras.

"Eu mantive uma pegada mais pé no chão para o formato dos rostos. Queria que fossem facilmente reconhecidos, então tentei não exagerar na estilização. O que fiz, em geral, foi aumentar os olhos levemente, reforçar os cílios e tirar detalhes. Porém, em algumas pessoas dei uma estilizada maior, como no caso da Jade e da Eslovênia, que ficaram com uma cara bem mais facilmente reconhecida como traços de mangá, revela.

Ele acredita que a história apresentada dentro do reality show  poderia ser facilmente adaptado para outros formatos.

"Série, filme, animação... Além do enfrentamento no jogo, pessoas apresentando conflitos umas com as outras em questões ideológicas, éticas e etc faz o público se identificar com os temas e torcer por um ou por outro. Além de poder ser palco de críticas sociais."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação