Cinema

Prêmios BAFTA do cinema britânico consagram 'Ataque dos Cães'

O ator principal do filme, Benedict Cumberbatch, recebeu o prêmio de melhor direção no lugar de Campion

Agence France-Presse
postado em 13/03/2022 21:51 / atualizado em 13/03/2022 21:51
 (crédito:  KIRSTY GRIFFIN/NETFLIX)
(crédito: KIRSTY GRIFFIN/NETFLIX)

"Ataque dos Cães", western de Jane Campion, venceu neste domingo (13/3) os prêmios BAFTA da academia de cinema britânico nas categorias de melhor direção e melhor filme, durante uma cerimônia celebrada em Londres.

O ator principal do filme, Benedict Cumberbatch, recebeu o prêmio de melhor direção no lugar de Campion, um dia depois de ela levar o prêmio máximo do Sindicato dos Diretores de Hollywood por seu filme sobre masculinidade tóxica e caubóis sexualmente reprimidos.

O longa é favorito ao Oscar, que será celebrado dentro de duas semanas em Los Angeles.

Will Smith levou o prêmio de melhor ator pelo papel do pai e treinador de tênis das irmãs Venus e Serena Williams em "King Richard: criando campeãs", enquanto a britânica Joanna Scanlan ficou com o prêmio de melhor atriz pelo papel de uma viúva no drama "After Love".

O presidente dos BAFTA, Krishnendu Majumdar, disse que a invasão russa à Ucrânia "chocou o mundo" e assegurou que as academias de cinema de toda a Europa compartilham "a esperança do retorno à paz".

Apesar de não vencer nas categorias principais, o filme de ficção científica "Duna", de Denis Villeneuve, levou os prêmios de melhores efeitos especiais, fotografia, som, trilha sonora e design de produção.

O japonês Ryusuke Hamaguchi ficou com o prêmio de melhor filme de língua não inglesa com "Drive My Car", categoria no qual competia o espanhol "Mães paralelas", de Pedro Almodóvar.

Kenneth Branagh levou o prêmio de melhor filme britânico pela fita semi-autobiográfica "Belfast".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação