Cinema

Filme dirigido por cineasta de Ceilândia recebe prêmio na França

Adirley Queirós, morador da região administrativa, é codiretor de 'Mato seco em chamas', documentário que foi premiado no Festival Cinéma du Réel neste domingo (20/3)

Correio Braziliense
postado em 20/03/2022 21:17 / atualizado em 22/03/2022 18:10
Adirley Queirós é co-diretor de filme premiado neste domingo (20/3), em Paris. -  (crédito: Antonio Cunha/ CB DA Press)
Adirley Queirós é co-diretor de filme premiado neste domingo (20/3), em Paris. - (crédito: Antonio Cunha/ CB DA Press)

O filme brasileiro Mato seco em chamas, de Joana Pimenta e Adirley Queirós, foi premiado no Festival Cinéma du Réel, em Paris, que terminou neste domingo (20/3). O documentário foi sucesso também no Festival de Berlim (na mostra Forum, que valida o cinema experimental), em fevereiro deste ano, e foi homenageado durante a 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Confira o especial do Correio sobre as histórias e inspirações da Ceilândia.

Produto de coprodução com Portugal, Mato seco em chamas explora os limites entre ficção e realidade. Na trama, um grupo de mulheres, trabalhadoras de um posto de gasolina, vivencia a inusitada descoberta de petróleo em Ceilândia. As personagens prometem tomar a frente do comando de um temido grupo de contraventores, ocasionalmente, preso.

Adirley Queirós é morador de Ceilândia e, no início de 2022, deu uma entrevista exclusiva para o Correio na qual falou, entre outros assuntos, o que o motiva no cinema, além de comentar sobre a pandemia do novo coronavírus.

Sobre o festival

O Festival Cinéma du Réel esteve em sua 44ª edição e foi realizado entre os dias 11 e 20 de março, no Centro Georges Pompidou, reunindo 40 filmes franceses e estrangeiros. Outros filmes brasileiros já foram premiados no festival, como Santiago, documentário de João Moreira Salles sobre o mordomo de sua família, em 2017.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação