POLÊMICA

Oscar 2022: ‘No ritmo do coração’ e tapa surpreendem a noite do cinema

Presença de público na premiação deu fôlego para a retomada do evento após dois anos de transmissão com pandemia; único brasileiro na disputa perde estatueta

Ronayre Nunes
postado em 28/03/2022 01:25 / atualizado em 28/03/2022 01:25
Troy Kotsur foi o segundo surdo da história (e o primeiro homem) a ganhar um Oscar -  (crédito:  Fotos: Robyn Beck e  Apple TV /Divulgação)
Troy Kotsur foi o segundo surdo da história (e o primeiro homem) a ganhar um Oscar - (crédito: Fotos: Robyn Beck e Apple TV /Divulgação)

A 94ª edição do Oscar premiou entre a noite deste domingo (27/3) e madrugada desta segunda-feira (28/3), os maiores nomes do cinema mundial. O grande destaque deste ano ficou também com a maior surpresa: No ritmo do coração, ao levar a categoria mais disputada do evento: melhor filme — primeiro de uma plataforma de streaming.

A noite começou com destaque para Duna, que — como esperado — levou as grande parte das categorias técnicas: como melhor trilha sonora, melhor som, efeitos especiais e fotografia. Troy Kotsur foi o segundo surdo da história (e o primeiro homem) a ganhar um Oscar. O ator brilhou na categoria de melhor ator coadjuvante, por No ritmo do coração (que também levou, além do prêmio principal, a estatueta de melhor roteiro adaptado), e declarou: “Isso é dedicado para toda a comunidade surda do mundo, esse é nosso momento”.

A atriz Ariana DeBose foi o destaque na categoria melhor atriz coadjuvante, por Amor, sublime amor. Outro que correspondeu a expectativa foi o “latinizado” Encanto, que levou a estatueta de melhor animação.

Depois da apresentação de Reba McEntira da faixa Somehow you do filme Four good days, a academia pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra na Ucrânia. Vale lembrar que mesmo antes da premiação, as celebridades também fizeram manifestações políticas sobre o tema. Atrizes como Yoon Yeo-jeong e Jamie Lee Curtis, além da cantora Diane Warren usaram adereços contra a guerra na Ucrânia.

Ainda nos prêmios principais, Jessica Chastai foi o destaque. Por Os olhos de Tammy Faye, a atriz derrotou a favorita Olivia Colman (e Kristen Stewart). Já esperado, Will Smith ganhou o prêmio de melhor ator e Jane Campion brilhou como melhor diretora.

Mas nem só do prêmio principal vive o Oscar. Antes da cerimônia começar na TV, cinco categorias foram premiadas, entre eles o de melhor documentário de curta-metragem, em que o único brasileiro no evento neste ano perdeu a chance de ganhar uma estatueta. O diretor Pedro Kos codirigiu a produção norte-americana Onde eu moro na categoria melhor documentário em curta-metragem. O filme, contudo, The queen of basketball levou a melhor.

Brincadeira?

Um dos pontos altos da premiação foi um tapa que o ator Will Smith deu no comediante Chris Rock. Tudo começou quando Rock fez uma piada com o fato da esposa de Will (Jada Pinkett Smith) estar careca. A mulher então fechou a cara, o Smith subiu no palco e agrediu o comediante. Em seguida, Will começou a gritar: “Mantenha o nome da minha mulher fora da p*** da sua boca!”.

Em um primeiro momento, a veracidade da cena até pareceu incerta — graças as risadas que o próprio Wil manifestou. Contudo, poucos instantes depois, o ator ganhou o prêmio de melhor ator e mesmo não comentando diretamente o ocorrido, Smith — em lágrimas — declarou: “para fazer o que a gente faz, você tem de aguentar gente te humilhando, te fazendo sofrer. E você tem de sorrir (...) Eu quero pedir desculpas a academia. Esse choro não é um choro por ter ganhado um prêmio. É um choro por poder jogar uma luz em uma história”.

Confira os ganhadores da noite


Melhor filme

Belfast
Não olhe para cima
Duna
Licorice pizza
Ataque dos cães
No ritmo do coração (VENCEU)
Drive my car
King Richard: criando campeãs
O beco do pesadelo
Amor, sublime amor

Melhor atriz

Jessica Chastain - Os olhos de Tammy Faye (VENCEU)
Olivia Colman - A filha perdida
Penélope Cruz - Mães paralelas
Nicole Kidman - Apresentando os Ricardos
Kristen Stewart - Spencer

Melhor ator

Javier Bardem - Apresentando os Ricardos
Benedict Cumberbatch - Ataque dos cães
Andrew Garfield - Tick, tick... Boom!
Will Smith - King Richard: criando campeãs (VENCEU)
Denzel Washington - A tragédia de Macbeth

Melhor direção

Kenneth Branagh - Belfast
Hamaguchi Ryusuke - Drive my car
Jane Campion - Ataque dos cães (VENCEU)
Steven Spielberg - Amor, sublime amor
Paul Thomas Anderson - Licorice Pizza

Canção original

Be Alive - King Richard: criando campeãs
Dos Oruguitas - Encanto
Down To Joy - Belfast
No time to die - Sem tempo para morrer (VENCEU)
Somehow you do -Four good days

Melhor documentário

Ascension
Attica
"lee
Summer of Soul (...ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada) (VENCEU)
Writing with fire

Melhor roteiro adaptado

No ritmo do coração (VENCEU)
Drive my car
Duna
A filha perdida
Ataque dos cães

Melhor roteiro original

Belfast - (VENCEU)
Não olhe para cima
King Richard: criando campeãs
Licorice pizza
A pior pessoa do mundo

Melhor figurino

Cruella (VENCEU)
Cyrano
Duna
O beco do pesadelo
Amor, sublime amor

Melhor filme internacional

Drive my car - Japão (VENCEU)
Flee - Dinamarca
A Mão de Deus - Itália
A Felicidade das Pequenas Coisas - Butão
A Pior Pessoa do Mundo - Noruega

Melhor ator coadjuvante

Ciarán Hinds - Belfast
Troy Kotsur - No ritmo do coração (VENCEU)
Jesse Plemons - Ataque dos cães
J.K. Simmons - Apresentando os Ricardos
Kodi Smit-McPhee - Ataque dos cães

Melhor animação

Encanto (VENCEU)
Flee
Luca
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Raya e o último dragão

Efeitos visuais

Duna (VENCEU)
Free guy
Sem tempo para morrer
Shang-Chi e a lenda dos dez anéis
Homem-Aranha: Sem volta para casa

Melhor fotografia

Duna (VENCEU)
Ataque dos cães
Beco do pesadelo
A tragédia de Macbeth
Amor, sublime amor

Melhor atriz coadjuvante

Jessie Buckley - A filha perdida
Ariana DeBose - Amor, sublime amor (VENCEU)
Judi Dench - Belfast
Kirsten Dunst - Ataque dos cães
Aunjanue Ellis - King Richard: criando campeãs

Melhor som

Belfast
Duna (VENCEU)
Sem tempo para morrer
Ataque dos cães
Amor, sublime amor

Melhor trilha sonora

Não olhe para cima
Duna (VENCEU)
Encanto
Mães paralelas
Ataque dos cães

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Actress Ariana DeBose poses with her Oscar for Best Supporting Actress for West
    Actress Ariana DeBose poses with her Oscar for Best Supporting Actress for West Foto: FREDERIC J. BROWN
  •  HOLLYWOOD, CALIFORNIA - MARCH 27: (L-R) Eugenio Derbez, Troy Kotsur, Marlee Matlin, Emilia Jones, Amy Forsyth and Daniel Durant attend the 94th Annual Academy Awards at Hollywood and Highland on March 27, 2022 in Hollywood, California.   Emma McIntyre/Getty Images/AFP== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
      Caption
    HOLLYWOOD, CALIFORNIA - MARCH 27: (L-R) Eugenio Derbez, Troy Kotsur, Marlee Matlin, Emilia Jones, Amy Forsyth and Daniel Durant attend the 94th Annual Academy Awards at Hollywood and Highland on March 27, 2022 in Hollywood, California. Emma McIntyre/Getty Images/AFP== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY == Caption Foto: Emma McIntyre
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação