Estreias

Chega aos cinemas Morbius, o vampiro vivo que é a nova aposta da Marvel

Numa artilharia pesada de ação, o longa-metragem Morbius traz opção de aventura da Marvel para os cinemas

Enfraquecidos por rara doença sanguínea, Michael Morbius (Jared Leto) e Milo (Matt Smith) são os amigos de origens bastante diferenciadas, mas que têm em comum a identidade de sofrimento encerrada na frase que dizem: "Somos poucos contra muitos". Nesta linha de espartana vitória sob obstáculos, os personagens buscam fortalecimento, no novo filme do diretor sueco Daniel Espinosa (que comandou o hit escandinavo Dinheiro fácil e investiu as fichas na aventura espacial Vida). Por trás da superprodução de US$ 75 milhões, reside o emblema da Marvel.

No laboratório Horizon, já adulto — e depois de uma intensa cena de bullying ocorrida em flasback na Grécia —, o bioquímico Michael vira as costas para a comunidade científica e se aplica, tanto no hobby de fazer origami quanto em pesquisas que envolvem sangue artificial, cobaias e dilemas éticos. Com a mente de superdotado, Michael se vale de uma viagem para a Costa Rica, habitat de futuros parceiros de vida: morcegos. Com certa dose de crise de consciência, o protagonista investe num projeto arriscado, ao lado de Martine (Adria Arjona).

Morbius tem roteiro assinado pela mesma dupla do Deuses do Egito e desenvolve a trama de um personagem longe de ser dos mais populares da Marvel. A ânsia de consumir sangue humano — um futuro recurso de sobrevivência de Morbius — deixa o protagonista perdido, na constatação do que pode ser um dom ou uma maldição. Quem conhece o ponto de partida do clássico livro de Robert Louis Stevenson, O médico e o monstro, publicado em fins do século 19, pode ter a noção do que seja tratado na nova aventura da Marvel. Sem voar, os estandartes da DC e da Marvel Batman e Homem Aranha, em certa medida, perdem para o anti-herói Morbius. Agregada à habilidade de radar dos morcegos (junto com uma audição privilegiada), Morbius adentra a aventura cujos efeitos se escoram, em parte, naqueles vistos em Matrix. Sem carisma, o ator Matt Smith (um dos destaques do recente Noite passada em Soho) tem pouco a defender no filme em que, dados exageros das adaptações dos quadrinhos, seu personagem se define como uma efetiva "ressurreição".

Passados os fiascos nas participações de Casa Gucci, Esquadrão Suicida e Blade Runner 2049, Jared Leto teve a chance de se recobrar, num personagem forte, mas parece optar pelo comedimento que rima com preguiça cênica. "Sou o Venom", Morbius chega a esbravejar. Mas o filme, que traz uma breve sequência com o Abutre (a ser vivido por Michael Keaton), resvala mesmo é para decalque de X-Men, dada a semelhança de efeitos que revestiram trajetórias de Noturno e Mercúrio, entre outros. 

Saiba Mais

 

.

,

 

.

 

Aposentadoria cedo demais

Por meio de um comunicado nas redes sociais, Rummer Willis, filha do ator Bruce Willis, anunciou que o pai irá se aposentar da atuação. Bruce, de 67 anos, está com problemas de saúde e desenvolveu um quadro de afasia, doença que se caracteriza pela perda cognitiva e pela dificuldade de entendimento da língua escrita e falada. A condição é comum e pode ser gerada por doenças cerebrais, como AVC, encefalite, ou tumores da região.

"Aos incríveis apoiadores de Bruce, como família queremos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e foi diagnosticado recentemente com afasia, que está impactando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso, e após muita análise, Bruce está saindo da carreira que significou tanto para ele", escreveu a filha do artista com Demi Moore.

Bruce Willis é um ícone do cinema norte-americano tendo se especializado principalmente em filmes de ação. Ele começou a carreira na série de sucesso A gata e o rato (1985), pela qual ganhou o Grammy. No cinema, Duro de matar (1988), Armageddon (1998), Red — Aposentados e perigosos (2010), Pulp fiction: Tempo de violência (1994) e O sexto sentido (1999) são alguns dos destaques da carreira. Ele passou 13 anos casado com Demi Moore e estava com a modelo Emma Heming Willis, somados os dois casamentos Willis teve cinco filhas.