Artes Visuais

SP Arte 2022 retoma formato presencial com espaço para coletivos e autônomos

Maior evento do mercado de arte do país, SP Arte retorna ao Pavilhão da Bienal, em São Paulo, com 133 galerias

Nahima Maciel
postado em 06/04/2022 10:54 / atualizado em 06/04/2022 10:55
Obra de João Angelini na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 -  (crédito:  Joao Angelini)
Obra de João Angelini na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 - (crédito: Joao Angelini)

A 18ª edição da SP Arte tem início nesta quarta-feira (6/4) com um total de 133 galerias, sendo nove internacionais, reunidas no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, para o maior evento do mercado de arte do Brasil. Depois de edições realizadas on-line por causa da crise sanitária, o evento volta ao formato presencial para uma retomada que a fundadora da feira, Fernanda Feitosa, avalia como eufórica. “Saímos de um estado de letargia para estado de euforia”, diz. “Está uma animação. Acho que estamos vivendo um estado de euforia emocional e isso tem trazido uma grande alegria que está permeando os eventos, as aberturas, os trabalhos.”

  • Obra de JOsé Roberto Bassul na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 Jose Roberto Bassul
  • Obra de José Roberto Bassul na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 Jose Roberto Bassul
  • Obra de José Roberto Bassul na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 José Roberto Bassul
  • Obra de Julio Lapagese na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 Divulgação
  • Obra de Julio Lapagese na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 Divulgação
  • Obra de Clarice Gonçalves na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 Divulgação
  • Obra de Clarice Gonçalves na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 Divulgação
  • Obra de Elyezer Szturm na Referência Galeria de Arte na SP arte 2022 DIvulgação
  • Edu Coimbra, Piscina com Trampolim • 2012 • azulejo, adesivo epo?xi, acri?lico • 151 x 231,5 x 6 cm Galeria Lume - Sp Arte 2022 Victoria Zuffo
  • Camile Sproesser_ Swoon_ o?leo sobre tela_2021_ Ana Pigosso-Projeto Ve?nus - Breno Liguori ana pigosso
  • Blue Sauna - Adriana Vareja?o - Diego Mercado na SP Arte SP Arte 2022 Diego Mercado
  • Alexandre_Brandao_Movedic?a_Argila_Crua_Cera?mica_ferro_a?gua_2022_Casanova - Casanova Arte SP Arte 2022 Divulgação
  • Armarinhos Teixeira, mantas de poliester, ano 2022 - Reinaldo dos Santos SP Arte 2022 Divulgação
  • Carrlos Crruz—Diez. Physichromie Panam 88 _ 2012. cromografia sobre aluminio. Ed 7_8. 50 x 50 cm. Galeria Raquel Arnaud - Comunicac?a?o Galeria SP Arte 2022 Divulgação
  • SP-ArteSeguir Alexandre_Wagner, Sem Titulo (I), 2022,oleo sobre tela, Cortesia GaleriaMariliaRazuk - Marcela Razuk SP Arte 2022 SERGIO GUERINI

A SP Arte não abandona completamente o ambiente virtual e, segundo Fernanda, o evento tem formato híbrido, com um espaço on-line no qual o usuário pode conferir galerias, preços e obras disponíveis, além de transmissões ao vivo de debates e encontros. “Algumas coisas nessa edição são reflexo das iniciativas que desenvolvemos em função da pandemia. Temos uma atuação do nosso site muito forte e interligada ao evento, a feira acontece simultaneamente no pavilhão e no site da SP arte. As obras que estão no evento estão no site e outras também”, avisa Fernanda.

Além das galerias, a feira investe em uma parceria com instituições, espaços autônomos e ONGs que ganharam espaço no pavilhão. Essa colaboração está especialmente representada na exposição Arte natureza: ressignificar para viver, com curadoria Ana Carolina Ralston. Este ano, a novidade fica por conta do Radar SP Arte, programa criado para aproximar mercado e público de artistas e galerias autônomas. “A intenção é dar espaço para jovens artistas que ainda não têm representação formal com uma galeria de arte, artistas em início de carreira, que participaram de editais mas não têm ainda representação”, explica Fernanda. “A SP Arte sempre se posicionou como plataforma de inserção de jovens artistas e, dentro do radar, convidamos cinco espaços autônomos de ateliês e coletivos de artistas. O radar traz essa conotação de estarmos antenados e atentos a novos artistas, a conexões e a novas formas de trabalho.”

Uma programação de talks também foi montada para o Lounge arena Iguatemi, que recebe artistas e curadores renomados apresentados por Jacopo Crivelli Visconti, curador da última Bienal Internacional de Arte de São Paulo, e Ana Roman, curadora assistente da Bienal. O design também está de volta com a participação de 32 galerias.

De Brasília, a Referência Galeria de Arte participa com 24 artistas, sendo uma parte deles da cidade. Estarão no estande obras de nomes como Alice Lara, Christus Nóbrega, Elyeser Szturm, Gê Orthof, João Angelini, José Roberto Bassul, Julio Lapagesse, Karina Dias, Léo Tavares, Luiz Aquila, Patrícia Bagniewski, Pedro Gandra, Ralph Gehre e Virgílio Neto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação