Hugo Rodas Eterno

Petição propõe renomear o Teatro Galpão para Teatro Hugo Rodas

Artistas veem renomeação do teatro como uma forma de homenagear o falecido professor e diretor de teatro Hugo Rodas

Correio Braziliense
postado em 14/04/2022 16:48 / atualizado em 14/04/2022 17:07
Teatro Galpão é localizado no Espaço Renato Russo, na 508 sul -  (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasilia - 25/4/21)
Teatro Galpão é localizado no Espaço Renato Russo, na 508 sul - (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasilia - 25/4/21)

Foi criada petição pública para que o Teatro Galpão, localizado no Espaço Cultural Renato Russo da 508 sul, seja renomeado em homenagem ao recém-falecido diretor de teatro e professor da Universidade de Brasília (UnB), Hugo Rodas. Tendo sido influência fundamental na cena teatral de Brasília, Rodas morreu em decorrência de um câncer nesta última quarta-feira (13/4).

Artistas de Brasília sugerem que o teatro receba o nome Teatro Hugo Rodas para celebrar o professor que os formou e os provocou ao longo de uma marcante atuação na capital. A proposta pretende ser um presente para a cidade que, por mais de 40 anos, teve no próprio cenário artístico um dos mais conceituados diretores de teatro da geração.

O Teatro Galpão é a maior sala do Espaço Cultural Renato russo, destinado ao teatro, dança, apresentações musicais, cerimônias e solenidades. Por anos, o local tem sido ambiente para a celebração da rica cultura e da dramaturgia brasiliense. Os influenciados por Rodas desejam, assim, utilizar o espaço para homenagear o uruguaio que chegou à Brasília nos anos 70 e tomou a cidade como sua casa desde então.

Hugo Rodas atuou como ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro, e foi responsável pela formação das primeiras gerações de artistas brasilienses. A petição está disponível no link.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação