Música

Brasília recebe a terceira edição do Festival de Orquestras Populares

O evento promete três dias de música e cultura e compõe o calendário oficial das comemorações do 62º aniversário de Brasília

Correio Braziliense
postado em 19/04/2022 13:50
 (crédito: Facebook/Reprodução)
(crédito: Facebook/Reprodução)

O Festival de Orquestras Populares retorna para 3ª edição e reúne célebres instrumentistas na capital brasileira. Com uma programação que vai de sexta a domingo, 22 a 24 de abril, o evento faz parte do calendário oficial destinado às comemorações do mais recente aniversário de Brasília, que faz 62 anos nesta quinta-feira (21/4).

O festival será realizado na área externa do Eixo Cultural Íbero Americano (antiga Funarte), e cada dia contará com duas orquestras nos horários de 18h e 20h, totalizando seis ao longo de toda edição. Os shows são gratuitos com classificação indicativa livre, atrativos ao público de variadas faixas etárias que se interessam pela oportunidade de conhecer expressões de tradições populares brasileiras e performances cênico-musicais.

Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal (FAC), realizado pelo Beco da Coruja Produções e produzido pelo Instituto Janelas da Arte com a curadoria do Maestro Fabiano Medeiros, o Festival das Orquestras Populares busca promover um intercâmbio da riqueza que a cultura brasileira carrega. “O festival segue com a força da diversidade cultural de Brasília e sua vocação para a música instrumental, firmando-se como uma grande opção no circuito nacional das Orquestras Populares”, diz Fabiano Medeiros no material de divulgação.

O evento abre com a Orquestra Popular do Recife (PE), na direção artística e musical do Maestro e compositor Ademir Araújo, O Formiga, um dos mais respeitados compositores e arranjadores nordestinos. A segunda sessão de sexta-feira (22/4) traz a Orquestra Quadrafônica (DF), grupo que espelha uma proposta inovadora no repertório através da mistura de clássicos do jazz com músicas contemporâneas e temas de filmes do cinema em versões modernizadas.

A Orquestra Popular Salve Glória (DF) se apresenta no primeiro horário do segundo dia do festival (23/4), regida pela Maestra Diana Mota, que tem conquistado lugar de destaque no cenário brasiliense como primeira mulher a estar à frente de uma orquestra popular em Brasília. O segundo horário de sábado é reservado para a Orquestra Rockfônica (PE), o segundo grupo trazido de Recife pelo Maestro Formiga, e que brinca com a harmonização de clássicos do rock mundial com o frevo.

No domingo (24/4), a Orquestra Popular Marafreboi (DF) marca presença como criação de Fabiano Medeiros na programação. Por fim, o Festival das Orquestras Populares encerra sua última sessão das 20h com a Orquestra Alada Trovão da Mata (DF), com uma história que propõe contar o surgimento do mundo, do cerrado e de Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação