Prêmios

CCXP 22 define presidentes do júri técnico; confira os nomes

Considerada a maior premiação da cultura pop brasileira, a cerimônia está marcada para 14 de julho e serão premiadas seis categorias e 32 subcategorias

Correio Braziliense
postado em 20/04/2022 17:31 / atualizado em 20/04/2022 17:32
A cerimônia do CCXP 22 será em 14 de julho  -  (crédito: CCXP/Divulgação)
A cerimônia do CCXP 22 será em 14 de julho - (crédito: CCXP/Divulgação)

A CCXP 22 tem mais três presidentes do júri técnico definidos. São eles: a atriz e cineasta Marina Person; o diretor, roteirista e produtor Ian SBF; e a colunista, youtuber e criadora da PerifaCon, Andreza Delgado. Ao todo, cada uma das seis categorias da premiação terá um presidente. Eles são encarregados de convidar outros cinco jurados para compor o júri técnico e votar no vencedor de cada uma das 32 subcategorias.

Considerada a maior premiação da cultura pop brasileira, a CCXP Awards contempla as categorias games, literatura, quadrinhos, filmes, séries e criadores de conteúdo. Os nomes dos presidentes do júri foram selecionados pela organização levando em conta a expertise dos escolhidos dentro de cada área. Completam o quadro de presidentes o jornalista esportivo e especializado em esportes, Roque Marques; Pedro Ferreira e Mariana Viana, jornalistas e criadores do canal Fora do Plástico; e Daniel Lameira, diretor criativo e editorial da Aleph.

Após convidar cinco membros para cada categoria, todo o júri vota e elege os cinco finalistas ao prêmio juntamente com a participação do público, em 16 de junho. A votação ocorre somente após a escolha dos dez melhores trabalhos inscritos eleitos pelo Comitê de Especialistas. Após a escolha dos cinco melhores, todo o júri técnico e o público escolhem os vencedores de cada subcategoria, entre 5 e 12 de julho.

A cerimônia do evento está marcada para 14 de julho, celebrando os melhores produtos nacionais e internacionais com foco no cenário nacional. Serão 32 premiados e quatro homenagens especiais: Fandom do ano; Profissional do Ano, dentro da indústria da cultura pop; Grand Prix, para o grande vencedor da noite; e o início da criação da Academia Brasileira da Cultura Pop.

Com 2h30 de duração, a cerimônia será transmitida pelo site e pelas redes sociais da premiação, pelo Instagram e Twitter.

Confira as categorias e subcategorias da CCXP 22:

FILMES
- Melhor filme do ano (Global)
- Melhor filme (BR)
- Melhor direção (BR)
- Ator (BR)
- Atriz (BR)


SÉRIES DE TV
- Melhor série do ano (Global)
- Melhor série (BR)
- Ator (BR)
- Atriz (BR)


QUADRINHOS
- Quadrinho do ano (BR)
- Quadrinista do ano (BR)
- Álbum (BR)
- Tira e Web-tira (BR)
- Roteirista (BR)
- Desenhista (BR)
- Arte-Finalista (BR)
- Colorista (BR)

GAMES
- Game do ano (Global)
- Game do ano (BR)
- Game competitivo do ano (BR)
- Game mobile do ano (BR)
- ORG do ano (BR)
- Pro-Player do ano (BR)
- Pro-Player feminina do ano (BR)

CREATORS
- Streamer Masculino do ano (BR)
- Streamer Feminina do ano (BR)
- Canal / Criador revelação do ano (BR)
- Criador de conteúdo do ano (BR)
- Podcast do ano (BR)
- Mesacast do ano (BR)

LITERATURA
- Melhor ficção (BR)
- Melhor não-ficção (BR)



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação