Personalidades

Artistas e difusores culturais da cidade são homenageados com medalha

Representantes de vários pontos de propagação cultural foram destacados, na primeira entrega da Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro

Correio Braziliense
postado em 21/04/2022 15:14
Bumba meu Boi de Seu Teodoro, no centenário do mestre -  (crédito: Webert da Cruz/Divulgação)
Bumba meu Boi de Seu Teodoro, no centenário do mestre - (crédito: Webert da Cruz/Divulgação)


Sob a perspectiva da criação e difusão de atividades culturais destacadas no calendário de Brasília, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa atribuiu a inédita Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro a 30 personalidades locais. Numa solenidade que marcou a reabertura do Museu do Catetinho, representantes da música, literatura, dança, artes plásticas e cinema foram agraciados com a distinção, numa ação do projeto Sorria, Brasília.

Criada em 2020, no ano do centésimo aniversário do brincante de boi Seu Teodoro (morto em 2012), que fundou, em 1963, o Centro de Tradições Populares, com sede em Sobradinho, a medalha honrou personalidades como o mamulengueiro Chico Simões (de Taguatinga), a destacada funkeira e rapper Debora Glamurosada, saída da Ceilândia e os professores eméritos da Universidade de Brasília Hugo Rodas (morto no último dia 13) e José Carlos Coutinho.

Escritor, poeta e editor de Cultura e Cidades do Correio, José Carlos Vieira recebeu a medalha, ao lado do curador e artista plástico Wagner Barja, do cineasta Vladimir Carvalho e da produtora cultural e jornalista Gioconda Caputo. Pioneira na criação da companhia de dança Grupo Street Cadeirante, Carla Maia igualmente foi lembrada, ao lado de mais 15 personalidades locais, entre as quais Mestra Maria, estabelecida na capital nos anos de 1960, e viúva de Seu Teodoro.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação