Rap

Câmbio Negro lança música nova depois de quase cinco anos

Com lançamento em 1º de maio, 'Fogo no canavial' fala de um Brasil atual e racista

Naum Giló*
postado em 27/04/2022 19:16
Câmbio Negro lança rima nova após cinco anos  -  (crédito: B?rbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
Câmbio Negro lança rima nova após cinco anos - (crédito: B?rbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

No Dia do Trabalhador (1º/5), o grupo de rap Câmbio Negro lança mais uma música nas plataformas digitais, após hiato de quase cinco anos. Em Fogo no canavial, o ceilandense X, líder da formação, lembra uma das formas dos escravizados de se rebelarem contra os seus senhores, atingindo “onde lhes doía mais, que era o bolso”. O pre-save da canção já está disponível nas plataformas.

Embora a prática de incendiar canaviais de escravagistas seja um episódio de um passado cruel da história brasileira, X trata de um Brasil atual na sua rima. “De uns tempos para cá, as máscaras caíram nesse país, que se mostrou verdadeiramente racista, misógino, homofóbico, que quer ter mão de obra escrava”, analisa o artista, que também observa que não há mais o constrangimento de se assumir preconceituoso, seja com negros, mulheres, pobres ou homossexuais.

A produção musical da faixa é uma parceria entre o Câmbio Negro e Xandy, do grupo Mente Consciente, assim como a mixagem e a masterização, também assinadas por Felipe Grillo e Bruno Formiga.

O último lançamento do Câmbio Negro foi em 2017, com a música Ninguém Toma, acompanhada de clipe estrelado por X. A rima fala de empoderamento, força para perseverar, apesar dos percalços, e ancestralidade, com participação da Yalorixá Vanádia Soares no clipe. Daqui para frente, com o retorno das novidades, X diz que a o grupo deve lançar uma nova música a cada 40 ou 50 dias.

Vale lembrar que ainda vai sair a parceria entre X e o também ceilandense Japão, que está trabalhando em um projeto dedicado à cidade, chamado Ceilândia west side. Cada faixa do álbum levará o nome de um bairro de Ceilândia. Além de X, a obra vai contar com participações de nomes como MV Bill, RAPadura Xique-Chico, Marcelo D2 e Edi Rock.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação