O compositor grego Vangelis morreu, nesta quinta-feira (19/5), aos 79 anos, segundo a agência de notícias grega ANA. A morte foi posteriormente confirmada pelos advogados do artista. A causa da morte não foi divulgada. O primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, lamentou nas redes sociais. “Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. O mundo da música perdeu o artista internacional Vangelis”, escreveu.
O artista foi responsável por algumas das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema, como Blade runner e 1492, do diretor Ridley Scott, e Carruagens de fogo, de Hugh Hudson, que lhe rendeu a estatueta do Oscar, em 1982. O tema principal do filme foi adotado pela comunidade do atletismo após a BBC utilizar a música na cobertura da Olimpíada de 1984, que aconteceu em Los Angeles.
Vangelis começou a carreira musical em bandas de rock progressivo como Formix e Aphrodite’s Child. Além das trilhas sonoras, o grego se destacou como um precursor da música eletrônica. O compositor, que era autodidata, se inspirava na exploração espacial, natureza e arquitetura futurista para produzir sua obra.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.