Música

Morre Vangelis, compositor da trilha de ‘Carruagens de fogo’, aos 79 anos

Causa não foi divulgada. Compositor foi pioneiro da música eletrônica, para além da consagrada carreira no cinema

Correio Braziliense
postado em 19/05/2022 16:02 / atualizado em 19/05/2022 16:05
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

O compositor grego Vangelis morreu, nesta quinta-feira (19/5), aos 79 anos, segundo a agência de notícias grega ANA. A morte foi posteriormente confirmada pelos advogados do artista. A causa da morte não foi divulgada. O primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, lamentou nas redes sociais. “Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. O mundo da música perdeu o artista internacional Vangelis”, escreveu.

O artista foi responsável por algumas das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema, como Blade runner e 1492, do diretor Ridley Scott, e Carruagens de fogo, de Hugh Hudson, que lhe rendeu a estatueta do Oscar, em 1982. O tema principal do filme foi adotado pela comunidade do atletismo após a BBC utilizar a música na cobertura da Olimpíada de 1984, que aconteceu em Los Angeles.

Vangelis começou a carreira musical em bandas de rock progressivo como Formix e Aphrodite’s Child. Além das trilhas sonoras, o grego se destacou como um precursor da música eletrônica. O compositor, que era autodidata, se inspirava na exploração espacial, natureza e arquitetura futurista para produzir sua obra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação