Cultura caipira

Encontro celebra música e cultura caipiras na Candangolândia em junho

Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília vai ocorrer nos dias 10 e 11 de junho, na Praça dos Estados da Candangolândia, com música, comida, exposição, oficina e roda de prosa

Correio Braziliense
postado em 23/05/2022 17:40 / atualizado em 23/05/2022 17:40
A dupla Zé Mulato e Cassiano se apresenta no Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília -  (crédito: Luiz Fernandes )
A dupla Zé Mulato e Cassiano se apresenta no Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília - (crédito: Luiz Fernandes )

A Praça dos Estados da Candangolândia vai receber a 20ª edição do Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília, nos dias 10 e 11 de junho, com vasta programação musical, exposição, praça de alimentação dedicada à gastronomia tradicional, roda de prosa e oficina. O evento gratuito tem o intuito de valorizar o universo da cultura da música e viola caipiras e promoção de artistas locais e nacionais do gênero. O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Clube do Violeiro Caipira.

Com curadoria de Claudinho da Viola, a programação do evento começa às 18h da sexta-feira (18/6). Entre as atrações musicais, que sobem ao palco a partir das 20h, está a premiada dupla feminina Irmãs Barbosa, formada pelas irmãs paulistas Edna e Dinah. No repertório, a dupla traz canções como Sanfona xonada, que rendeu a gravação do primeiro LP, em 1982, e canções como Sou eu, Pra quê, Menina moça, e Grita coração.

Na mesma noite, também se apresentam o violeiro, cantador e folião de reis Volmi Batista, que também é idealizador e produtor do projeto, e as duplas Jacarandá e Braúna, Macedo e Mariano e Vanderley e Valtecy. Na primeira noite também terá a abertura da exposição Elementos da cultura caipira, com instrumentos musicais e objetos que retratam um pouco da história da cultura caipira.

A programação do segundo dia começa pela manhã, com roda de prosa com o tema “Retomada econômica da cultura”, marcada para começar às 9h. Às 17h, Dyego Violeiro ministra a oficina de luteria em instrumentos de corda. Idelbrando e Barcellus, Claudinho da Viola, Ânderes e Fernandes, Dayane Reis, Zé Mulato e Cassiano e Dyego e Gustavo ficam a cargo da programação musical, que, como no dia anterior, começa às 20h.

O evento, que comemora os 93 anos de história da música caipira, já passou por outras cidades do DF, como Brazlândia, Ceilândia, Candangolândia e Planaltina.

20º Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília

10 de junho, a partir da 18h, e 11 de junho, a partir das 9h, na Praça dos Estados da Candangolândia. Gratuito. Classificação indicativa: livre para todas as idades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação