LUTO

Baterista da banda Yes, Alan White, morre aos 72 anos nos EUA

Além de tocar com Yes, o artista também tocou em alguns álbuns de John Lennon e George Harrison. Alan fazia parte da banda havia 50 anos.

Correio Braziliense
postado em 26/05/2022 18:02
 (crédito: Yes/Divulgação)
(crédito: Yes/Divulgação)

O baterista Alan White, um dos integrantes mais antigos da banda de rock progressivo Yes, morreu nesta quinta-feira (26/05), aos 72 anos. A informação foi confirmada pelos companheiros de banda. "É com muita tristeza que o Yes anuncia que Alan White, amado amigo e baterista deles há 50 anos, morreu, aos 72 anos, depois de uma breve doença", escreveu a banda em postagem. A causa da morte ainda não foi informada.

A família do músico também divulgou um comunicado nas redes sociais do baterista, sobre a sua morte. "Ao longo de sua vida e seis décadas de carreira, Alan foi muitas coisas para muitas pessoas: uma estrela do rock para fãs ao redor do mundo, companheiro de banda para alguns seletos e cavalheiro e amigo para todos que o conheceram", informa a nota dos familiares.

Alan White em 1969, quando os Beatles estavam prestes a se separar, foi chamado por John Lennon, que reunia músicos para a sua nova banda ao lado de Yoko Ono, a Plastic Ono Band. Dois anos após a dissolução da banda, White foi convocado mais uma vez por John Lennon, para tocar no álbum Imagine. O baterista foi escolhido pela fama das batidas suaves e assertivas, além de ser convidado também por George Harrison, para tocar no álbum All Things Must Pass, incluindo a canção My Sweet Lord.

O músico foi convidado pela banda Yes em 1972 para substituir Bill Bruford. Logo após ter ingressado na banda, Alan White teve que aprender as canções mais elaboradas em três dias, pois o Yes estava prestes a iniciar sua turnê em Dallas, no Texas, para um público de 15.000 pessoas.

Ao longo da carreira, ele lançou apenas um álbum solo intitulado Ramshackled, lançado em 1976. Alan deixa a esposa Gigi White, na qual foi casado por 40 anos, e dois filhos Casse White e Jesse White.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação