Teatro

Teatro Galpão será batizado com o nome de Hugo Rodas nesta sexta (27/5)

No dia do aniversário do diretor, data que sempre fez questão de celebrar, o Teatro Galpão será batizado com seu nome durante uma grande festa

Correio Braziliense
postado em 26/05/2022 18:14 / atualizado em 26/05/2022 18:14
Teatro Galpão recebe o nome de Hugo Rodas nesta sexta -  (crédito: Diego Bresani)
Teatro Galpão recebe o nome de Hugo Rodas nesta sexta - (crédito: Diego Bresani)

O Teatro Galpão será batizado com o nome do diretor Hugo Rodas nesta sexta (27/5), às 19h, como forma de celebrar o aniversário do artista e de homenagear sua trajetória pela capital. O evento terá a presença artistas que tiveram suas vidas marcadas pela arte do diretor uruguaio, que também foi professor emérito da Universidade de Brasília (UnB). O diretor morreu em 13 de abril, aos 82 anos, após lutar contra um câncer. 

Hugo Rodas sempre gostou de comemorar seu aniversário. Desde que chegou a Brasília, o dia 27 de maio se transformou em uma festa teatral. Rodas era adepto das comemorações, sempre reunia os amigos e alunos. Foram muitas festas ao longo dessas quase cinco décadas de vida pelo Distrito Federal. Nesta sexta-feira (26/5), não será diferente. Atores, atrizes, espectadores e agentes culturais se preparam para batizar o Teatro Galpão com o nome de um dos artistas mais importantes da capital.

Após o batismo, a festa segue conduzida pelos grupos que estavam sob a direção de Hugo Rodas antes da sua morte. Haverá um cortejo dionisíaco conduzido pelos convidados para dentro do Teatro Galpão Hugo Rodas com canções que foram trilhas de diversos espetáculos do diretor.

“Queremos celebrar a memória desse mestre que tanto transformou a arte cênica de Brasília. O Teatro Galpão Hugo Rodas surge como esse espaço natural e orgânico de criação e experimentação desse criador e de sua imensa trupe”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, em conteúdo de divulgação.

A relação de Hugo Rodas com o Teatro Galpão tem longa história. Ali, ele apresentou uma série de espetáculos que estabeleceram a sua estética teatral. Ali ele também streou a versão brasiliense de Os Saltimbancos, em 1976, um dos primeiros sucessos do diretor na cidade, que o fez viajar pelo país e anunciar que Brasília tinha teatro de qualidade.

No dia 13 de abril, data de seu falecimento, Hugo Rodas recebeu a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), pelo trabalho pela cultura do DF.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação