Teatro

Artistas do DF lançam plataforma on-line sobre o experimento cênico

Projeto experimental lança, nesta quarta (25/5), plataforma on-line, na qual o publico pode encontrar fotos, vídeo-performance e o diário do processo criativo da performance "Arcada"

Os artistas Francis Wilker, Diego Borges e Kenia Dias estarão ao vivo no canal Diego Borges, às 19h desta quarta-feira (25/5), no Youtube, para fazer o lançamento oficial do site do projeto Arcada.  A intenção é  interagir com o público a respeito das etapas produtivas da obra e sua conjuntura político-social.

Quem acessar o site vai encontrar o projeto com fotos, entrevistas e a vídeo-performance, além de um material sobre a mediação e o diário do processo criativo. A ideia é se conectar com os espectadores e ampliar as possibilidades de troca entre a obra e a audiência, aumentando os vínculos afetivos e cognitivos. Um dos pontos do trabalho de mediação é trazer autonomia ao público e estimular a expressão das ideias e sensações sobre a obra. Os artistas querem levar o público a navegar por leque de leituras possíveis para a obra. 

No conteúdo de divulgação Francis Wilker, explica que a ideia surgiu em 2017 com o convite de Diego Borges para realizar um projeto artístico. Ele queria criar um solo que coubesse na mochila de viagens. Cinco anos depois, o desafio inicial transformou-se no experimento cênico Arcada, que investiga o movimento e a produção de sentidos e sensações na criação teatral. A vídeo-performance tem codireção de Kenia Dias.

O projeto reflete sobre o valor atribuído ao corpo a partir da sua capacidade de produzir e gerar receita.  O trabalho teve apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), sendo uma continuidade da pesquisa de Diego Borges sobre o movimento enquanto expressão sensível da relação entre corpo e mente. Nesse encontro, a troca com a diretora Kenia Dias, que transita entre a dança e o teatro, amplia o repertório gestual e dialoga com as investigações do encenador Francis Wilker, que estuda o espaço e a performance. A direção de arte agrega o olhar detalhista e inventivo de Jonathan Andrade.

Serviço:
Conversa com os criadores e lançamento oficial do site www.projetoarcada.com
Dia 25/05, às 19 horas no Canal do YouTube: Diego Borges