Literatura

Any Collin participa de noite de autógrafos de novo livro no DF

'Estilhaços de tempo' é o primeiro livro da escritora francesa radicada no Brasil. A obra reúne contos e crônicas sobre as andanças da autora

Pedro Almeida*
postado em 02/06/2022 06:00
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

A escritora francesa Any Collin participa, nesta quinta-feira (2/6), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Casa Park, de uma noite de autógrafos para o livro Estilhaços de tempo, lançado neste ano pela Apis Editora.

Na gaveta de Any Collin, contos, poemas e crônicas repousaram por muito tempo à espera da oportunidade de se lançarem ao mundo. O tempo, implacável, fez com que a artista encontrasse, à beira dos 80 anos de idade, o desejo de torná-los públicos. Assim nasceu Estilhaços de tempo, uma compilação de contos e crônicas que relatam as andanças de uma escritora  pelos mundos reais e da imaginação. 

As andanças de Any não são poucas. Nascida em Paris, na França, em 1943, a artista passou os primeiros 25 anos de vida na cidade. Transcorrido o quarto de século nas ruas parisienses, o mundo tornou-se pequeno. Any caiu na estrada no afã de explorar o mundo e a si mesma. As diversas viagens, enfim, encontraram descanso em São Paulo, onde a artista foi morar com a família. Na maior cidade da América Latina, ela se encontrou em um grande caldeirão cultural e se deixou envolver à medida que sentia o amor pelo país avançar de forma galopante. O delírio tropical, contudo, foi interrompido por um infortúnio que a levou de volta a Paris. Por lá, Any não conseguiu chacoalhar o desejo de estar no Brasil e focou-se em produzir sobre o país. Entre os projetos, ajudou na divulgação de artistas brasileiros residentes na França, produziu dois programas de rádio e assinou uma coluna em um jornal local sobre a cultura brasileira.

De volta ao Brasil, Any conheceu outro país ao pousar em locais como o Sul e o Nordeste. Nas aulas de escultura com o mestre Antônio Pedro dos Santos, a quem ela agradece no livro pela "injeção de Brasil na veia", a escritora ouviu histórias incríveis que contavam sobre uma nação desconhecida por ela até então. Muitas delas tornaram-se inspiração direta para contos do livro. Any fincou bandeira no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. O português, aos poucos, ganhou o posto de língua oficial na mente de Any; o Brasil, o posto de nação.

Munida de vivências, histórias e estórias, Any, enfim, abriu a gaveta que abrigava tantos textos. Recortes de tempo, ou, nas palavras da autora, estilhaços de tempo, se reuniram para formar um espelho que refletia, de certa forma, o rosto de Any. Os 20 textos que ocupam as 161 páginas do livro imprimem, sobretudo, o prazer de pertencer a um país acolhedor. E ela não pretende parar por aí. Um novo livro de poesias está pronto e traz o anúncio de que a gaveta não tem a intenção de se empoeirar outra vez.

Noite de autógrafos com Any Collin

Hoje, a partir das 19h, na Livraria da Travessa do shopping Casa Park - SGCV Sul, Sgcv Lt 12/22 Ae, Guará. Aberto a todos os públicos.

 *Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação