Debate

Documentário e fotolivro sobre militar transgênero é debatido em escola

O fotógrafo Diego Bresani, o cineasta Marcelo Díaz e Maria Luiza Silva, a primeira militar da Aeronáutica a passar pela cirurgia de redesignação de gênero no Brasil, participam do encontro

Correio Braziliense
postado em 02/06/2022 18:02 / atualizado em 02/06/2022 18:02
Fotografia de Maria Luiza Silva feita pelo fotógrafo Diego Bresani -  (crédito: Diego Bresani )
Fotografia de Maria Luiza Silva feita pelo fotógrafo Diego Bresani - (crédito: Diego Bresani )

O auditório do Centro Educacional 2 de Taguatinga vai receber, nesta sexta-feira (3/6), às 9h, o fotógrafo Diego Bresani, o cineasta Marcelo Díaz e Maria Luiza Silva, a primeira militar da Aeronáutica a passar pela cirurgia de redesignação de gênero no Brasil, para um debate sobre o processo de feitura do documentário e do fotolivro sobre Silva. A escola é localizada na QSA 24/25, Taguatinga Sul e a entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

O fotógrafo acompanhou, a convite de Díaz, durante um ano, o cotidiano da militar hoje aposentada. Antes do processo de redesignação de gênero, Maria Luiza foi mecânica de aviação por 22 anos na Força Aérea. Ao assumir a transgeneridade, Maria foi afastada do trabalho e teve seus direitos negados. Quase duas décadas após ser obrigada a abandonar o ofício, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a militar sofreu discriminação e confirmou o direito de receber a aposentaria na patente de subtenente. Maria Luiza, lugares, contextos contou com a consultoria curatorial de Bárbara Wagner.

Os sete anos de pesquisa de Marcelo Díaz para o documentário foram fundamentais para a publicação fotográfica. Diego aproveitou a confiança que Maria Luiza depositou no cineasta e desenvolveu uma forte cumplicidade com a militar, podendo registrar momentos importantes da vida solitária dela. Alguns desses momentos foram uma viagem à sua terra natal, Ceres (GO), a visita às primeiras escola e casa e à plantação de milho onde se camuflava para fazer, do milho, bonecas, além de uma inspiradora visita ao mar.

Os vários dias que o fotógrafo passou no apartamento de Maria Luiza fizeram Bresani perceber os pequenos detalhes que, à primeira vista, passariam despercebidos, como o hábito de guardar os calendários de todos os anos desde que começou o processo de transgeneridade e as revistas sobre Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis). A excelente capacidade de desenhar e a coleção de pequenos objetos ordinários, como ligas para amarrar pamonha, são outros detalhes íntimos do dia-a-dia de Maria captados pelo fotógrafo.

Registro dos desenhos de Maria Luiza Silva
Registro dos desenhos de Maria Luiza Silva (foto: Diego Bresani )

Diego Bresani

Diego Bresani é fotógrafo e diretor de teatro, graduado em artes cênicas pela Universidade de Brasília. Fotógrafo profissional desde 2001, teve retratos publicados em meios de comunicação como New York Times, The Guardian, Paris Match, Revista Cult, Revista GQ e Rolling Stones. Em 2014, sua série Ao lado foi a vencedora do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

Debate sobre documentário e fotolivro sobre Maria Luiza

Sexta-feira, 3 de junho, às 9h. Gratuito. Classificação indicativa: livre para todas as idades.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação