Etarismo

Eliana desabafa sobre etarismo nas redes sociais: 'Falta de informação'

Apresentadora do SBT relembrou frases etaristas que são ditas no dia a dia para pessoas mais velhas e condenou os julgamentos

Muka Oliveira - Uai
postado em 08/06/2022 08:30 / atualizado em 08/06/2022 10:57
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

A apresentadora Eliana, 48 anos, se manifestou nas redes sociais nesta terça-feira (7/6) ao abordar o tema 'etarismo' — em que o indivíduo é criticado e julgado por conta de sua idade.

Em seu perfil no Instagram, a titular dos domingos do SBT falou sobre as frases corriqueiras que muitas pessoas acabam ouvindo por conta de sua idade. "Frases etaristas que devemos evitar: 'você até que é bonita para sua idade', 'você não tem mais idade pra usar isso', 'você está muito velha pra ser mãe', 'solteira nessa idade? Vai ficar pra titia'", disse.

Na sequência, Eliana refletiu sobre o preconceito em relação à idade, atribuindo que, a falta de informação pode fazer com que muitas pessoas relevem esse tipo de julgamento. "Para quem ainda não conhece, 'etarismo' é quando uma pessoa julga, zomba ou dúvida da capacidade de outra simplesmente por conta da sua idade. Esse tipo de preconceito muitas vezes é tolerado no dia a dia devido à falta de informação que as pessoas possuem sobre ele", iniciou.

"É claro que, ao longo do tempo, é comum surgirem dificuldades na vida. Mas toda pessoa tem o direito de envelhecer sem precisar ouvir comentários maldosos! Ficar mais velha significa se tornar mais madura, sábia e segura. E isso é lindo!", refletiu a artista do SBT.

Por fim, a apresentadora fez uma análise sobre o envelhecimento, e pediu para que as seguidoras mais velhas foquem em discursos positivistas. "Então vamos focar nos discursos que elevam a autoestima? Lembrando que todo mundo vai envelhecer um dia. Quem não envelhece morre cedo. Viva a vida!", concluiu Eliana.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação