Música

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, aluno da UnB lança videoclipe sobre homofobia

Lucas Modesto, estudante da Universidade de Brasília (UnB), lança, nesta quinta-feira (9/6), o videoclipe da faixa ‘Redenção’, curta-metragem que retrata a homofobia no ambiente religioso

*Isabela Berrogain
postado em 09/06/2022 12:27 / atualizado em 09/06/2022 12:27
Lucas Modesto se inspirou no próprio relato para criar o videoclipe -  (crédito: Caetano Lavenère )
Lucas Modesto se inspirou no próprio relato para criar o videoclipe - (crédito: Caetano Lavenère )

Formando de Comunicação Social na Universidade de Brasília (UnB), o estudante Lucas Modesto lança, nesta quinta-feira (9/6), o videoclipe da faixa Redenção. Produzido como trabalho de conclusão de curso do aluno, o curta-metragem conta a história de um jovem gay que se vê preso no julgamento da sexualidade dentro do ambiente religioso e, por isso, busca por libertação. A produção será exibida no Beco da Colabora Mix, a partir das 19h.

Para a realização do clipe, Modesto, que é filho de pastores evangélicos, se inspirou em relatos próprios escritos durante a adolescência sobre a experiência dentro da igreja como LGBTQIA+. “Durante a minha graduação em Comunicação na UnB, decidi usar esses relatos para construir uma narrativa diferente da usual religiosa”, explica o artista em entrevista ao Correio.

“Surgiu então a ideia de usar o batismo, símbolo de renascimento, como analogia dessa metamorfose que vivi ao me aceitar e entender que o preconceito alheio não precisa ceifar a minha vida”, detalha. Na faixa, Modesto utiliza a relação em versos impactantes como: “Meu pecado nunca foi nada além de amor”.

Para o cantor, lançar a produção no Mês do Orgulho LGBTQIA+ “joga luz em um nicho da comunidade que, muitas vezes, sofre calado dentro dos templos religiosos e carrega uma culpa que mata”. “Eu entendo que o Mês do Orgulho é importante para dar voz a essa causa tão invisibilizada”, afirma. “Quero que o produto alcance essas pessoas. Que leve aceitação e amor-próprio, porque esse é o primeiro passo para redenção”, finaliza.

Serviço

Lançamento do videoclipe Redenção
Beco da Colabora Mix (CRS 507 Bloco C loja 3/5 W3 Sul). 9 de junho, às 19h.
Entrada gratuita.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação