Filmes

7º Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ tem programação on-line

Iniciativa chega em mais uma edição para dar visibilidade e promover a pauta LGBTQIA+ por meio do cinema, com programação vasta a partir desta quinta-feira (9/6)

Correio Braziliense
postado em 08/06/2022 17:11 / atualizado em 08/06/2022 17:11
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Missões diplomáticas em Brasília se unem mais uma vez para promover o 7º Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ que, este ano, estará disponível a partir desta quinta-feira (/6) e segue até 15 de junho. A programação traz 27 filmes produzidos em 19 países. Além de dar visibilidade à diversidade do cinema internacional, o festival segue com enfoque no reforço da luta pela igualdade e dignidade de todos, independente da orientação sexual ou identidade de gênero.

De forma a tornar o evento mais acessível à maior quantidade de pessoas possível, este será realizado de forma totalmente gratuita e on-line. O público pode assistir ao conteúdo na plataforma SESC Digital. Cada filme estará disponível temporariamente e em datas específicas. Para sanar eventuais dúvidas a respeito da programação, o catálogo de filmes está disponibilizado no site para referência.

A seleção de 10 longas e 17 curtas foi detalhadamente pensada para promover a pauta LGBTQIA+ através de um meio acessível e popular como o cinema, em formatos de documentário, biografia, drama ou comédia. Dentre as temáticas levantadas pelas produções, estão a luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, a descoberta da própria identidade, a homofobia e transfobia, o amor entre a população idosa, a luta contra os convencionalismos sociais e culturais e o impacto da covid-19. Contemplando diversas classificações indicativas e as linguagens dos 19 países de origem, todos os filmes contém legendas em português.

O Festival é coordenado pelas Embaixadas da Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Reino Unido e Suécia, e produzido pelas embaixadas da África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Eslovênia, França, Finlândia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, e Suíça, assim como pelo British Council, o Instituto Camões, e pelo Wallonie – Bruxelles International no Brasil, em correalização da Delegação da União Europeia no Brasil e do Sesc São Paulo. Conta também com o apoio do Festival Curta Brasília e da UNAIDS, e com as empresas Estudio Sarau e Atelier como Media Partners.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação