música

Show no CCBB celebra os 80 anos de Caetano e Gil nesta quarta-feira

Armandinho Macedo, Yacoce Simões e Marco Lobo se antecipam ao aniversário dos mestres da música e reverenciam os tropicalistas em um show hoje, às 20h30

Irlam Rocha Lima
postado em 15/06/2022 06:00
 (crédito: Felipe Oliveira/Divulgação)
(crédito: Felipe Oliveira/Divulgação)

Gilberto Gil e Caetano Veloso completam 80 anos, respectivamente, em 26 de junho e 7 de agosto. O guitarrista e compositor Armandinho Macedo, o pianista e arranjador Yacoce Simões e o percussionista Marco Lobo se antecipam e reverenciam os tropicalistas em um show que apresentam hoje, às 20h30, no Espaço Cultural do Choro e, amanhã, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil, pelo projeto Brasília 60 Anos de Choro.

Com o show, intitulado Retocando Gil e Caetano, os três aproveitam também para fazer o pré-lançamento do CD homônimo, que sairá em breve pela Biscoito Fino no formato físico. A matriz do disco foi produzida na Sala de Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador, antes do início da pandemia, a partir de projeto elaborado pelo produtor João Falcão Neto, filho, produtor e empresário de Armandinho.

"Em todo o processo de realização do Retocando Gil e Caetano, lançado anteriormente em DVD nas plataformas digitais, Neto teve em sua companhia Yacoce Simões, a quem conheço há 40 anos. Ele e Marco Lobo, outro amigo de longas datas, têm trabalhado comigo em gravações, shows, inclusive no Trio Elétrico de Dodô e Osmar, que comando durante o carnaval e outras situações", destaca Armandinho.

O repertório traz 11 faixas, cuja escolha foi feita a partir de sugestão de cada um. De comum acordo, os três sugeriram A luz de Tieta, Marcha da tietagem, Menino Deus e Tropicália, de Caetano Veloso; Palco e Toda menina baiana, de Gilberto Gil. "Quis também a inclusão de Armandinho, canção composta por Caetano para mim, em 1980", conta o guitarrista. Complementa o set list, A paz (Gilberto Gil), Eu vim da Bahia (Gilberto Gil) e Os mais doces bárbaros (Caetano Veloso).

"No show em Brasília vamos tocar todas as músicas do álbum. O bis é dedicado à memória de Moraes Moreira, um dos maiores compositores brasileiros, grande amigo e parceiro. Quando saiu de Os Novos Baianos, o convidamos para a se apresentar no Trio Elétrico de Dodô e Osmar, e ele entrou para a história, também, como o primeiro cantor de trio. Vou cantar Chame gente, parceria de Moraes com Osmar Macedo", antecipa Armandinho.

Retocando Gil e Caetano

Show de Armandinho Macedo, Yacoce Simões e Marcos Lobo hoje, às 20h30, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental) com ingressos à venda na Bilheteria Digital; e amanhã, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul (Setor de Clubes Sul), com entrada franca. Informações: 99956-7369 (WhatsApp).

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação