Ópera cômica

Ópera de Rossini ganha versão adaptada por companhia brasiliense

Traduzida como ‘O Contrato de Casamento’, a obra do compositor italiano Gioachino Rossini terá arranjo da Cia de Cantores Líricos de Brasília e três apresentações durante junho e julho

Correio Braziliense
postado em 14/06/2022 16:24 / atualizado em 14/06/2022 16:24
Ópera ganhou adaptação em versão mais moderna para facilitar compreensão do público -  (crédito:  Divulgação)
Ópera ganhou adaptação em versão mais moderna para facilitar compreensão do público - (crédito: Divulgação)

A Cia de Cantores Líricos de Brasília estreia a ópera cômica La cambiale de matrimonio (O contrato de casamento) durante os meses de junho e julho. Em cartaz por três fins de semana, a apresentação toma o palco do SESC Gama, SESC Ceilândia e da Escola de Música de Brasília entre os dias 18 de junho e 3 de julho, sempre às 19h. No Gama e em Ceilândia, a entrada será gratuita. Para a Escola de Música, os ingressos estão disponíveis no site da Sympla por R$ 10 (meia).

O grupo de ópera realiza arranjo para a obra original do compositor italiano Gioachino Rossini, de forma a manter a tradição que segue de popularizar o mundo da ópera com um menor tempo de exibição, mas sem perder a essência. Com 14 anos de estrada, a companhia surgiu a partir da união de cantores líricos brasilienses que queriam contribuir com o cenário musical da cidade. As sopranos Renata Dourado e Érika Kallina e o barítono Gustavo Rocha se juntam a outros atores e à equipe técnica para a realização de La cambiale di matrimonio. A direção musical e a regência ficam ao encargo de Artur Soares.

Na narrativa da obra, Slook (Gustavo Rocha) é um negociante canadense que deseja se casar na Inglaterra. Ao enviar uma carta ao inglês Tobia Mill (Thiago Rocha), a quem deverá apresentar uma pretendente, este pensa em juntá-lo com sua filha Fanny (Renata Dourado). Para o desgosto do pai, ela já está apaixonada por Edoardo Milford (Rafael Ribeiro). Slook aceita o destino do casal e ainda nomeia Edoardo como seu herdeiro. Em meio à ira de Mill, Norton (Hugo Lemos) e Clarina (Érika Kallina) irão incentivar um final feliz.

De forma a diminuir as longas horas que caracterizam as óperas, a Cia de Cantores Líricos de Brasília adaptam o gênero à modernidade e o tornam mais compreensível para o público geral. A peça conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

SERVIÇO
La cambiale di matrimonio

Estreia nos dias 18 e 19 de junho, no Sesc Gama (Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1); 25 e 26 de junho no Sesc Ceilândia (QNN 27 - Área Especial); 2 e 3 de julho na Escola de Música de Brasília (EBM – 602 Sul); sempre às 19h. No Sesc Ceilândia e Gama a entrada será gratuita. Na Escola de Música, a entrada custa R$ 10 reais a meia, pelo site https://www.sympla.com.br/opera-la-cambiale-di-matrimonio__1603818

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação